Professor de Ilhéus tem artigo publicado em revista internacional na área de Engenharia Elétrica - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Professor de Ilhéus tem artigo publicado em revista internacional na área de Engenharia Elétrica

 

O professor do curso de Engenharia Elétrica, Pablo Fernandes Costa de Marinho, da Faculdade Madre Thaís, comemora a publicação de artigo científico no International Journal of Environmental Science and Technology (fator de Impacto: 3,2). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Marinho leciona na Madre Thaís, instituição que pertence ao Grupo da Faculdade de Ilhéus.
O artigo é intitulado “Intelligent, low-cost, high-performance system for environmental air quality monitoring through integrated gas, temperature, and humidity analysis” (DOI: 10.1007/s13762-023-05309-6). Nele foi desenvolvido um sistema inovador inteligente, de baixo custo e alto desempenho, para monitoramento, de forma online e contínua, da qualidade do ar por meio de análise integrada de diferentes gases, temperatura e umidade, via microcontrolador Arduino e IoT.
Além de publicação em revista de alto fator de impacto, o projeto foi classificado no Desafio Flex de Inovação, com a equipe Breath, em 2022. O Desafio Flex é um evento promovido pelo Instituto de Tecnologia da Flex, que faz a conexão entre Universidades e Indústrias para encontrar novos talentos, tanto na graduação como na pós-graduação.
O professor Pablo salienta que o artigo teve participação de Matheus Lima Felix, egresso do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Madre Thaís, e do professor doutor Anderson Alves Santos, também da Faculdade Madre Thaís. Como orientador tem o doutor Gregório Mateus Santana e coorientador, doutor Raildo Mota de Jesus. Além da participação da doutoranda Rayssa de Medeiros Morais, da UESC.
Pablo Fernandes Costa de Marinho é Engenheiro de Controle e Automação e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Atua como professor das disciplinas Automação Industrial I e II, Eletrônica Digital e Controle e Servomecanismo I e II, na Faculdade Madre Thaís.
“Com minha formação busquei desenvolver algo que pudesse relacionar as áreas para construção do projeto de mestrado. Pude mostrar o quanto esses sistemas inteligentes, integrados e de baixo custo, podem ser essenciais para evitarmos incidentes, visto ter o monitoramento online das devidas variáveis importantes e fundamentais a serem consideradas. Mostramos também a dimensão de projetos que o microcontrolador Arduino pode desenvolver no ramo de inovação e tecnologia”, acrescenta o professor.

Instagram:

Pablo Fernandes Marinho @eng.pablofernandes

Matheus Lima Felix @m.felix96




Nenhum comentário:

Postar um comentário