Itajuípe: Municilípio realiza a 8ª Semana Adonias Filho - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Itajuípe: Municilípio realiza a 8ª Semana Adonias Filho

 

A Prefeitura Municipal de Itajuípe, através da Secretaria de Cultura e Turismo realizou a 8ª Semana Adonias Filho, iniciada no dia 21 e com encerramento no dia 27 de novembro. O evento celebrou os 108 anos do escritor em grande estilo, com uma programação que contemplou assuntos diversos e público variado. As atividades incluiram palestras, filmes, debates, sarau e o Observatório Astronômico da Universidade Estadual de Santa Cruz, que encerrou a programação com muita ciência e música.

Adonias Filho, membro da Academia Brasileira de Letras e escritor que estabelece o mito de fundação das terras do cacau, é um dos mestres nos temas relativos à natureza humana, suas profundezas e abismos, o ódio, a vingança, o perdão, a morte o coloca na posição da terceira fase da escola Modernista, ao lado de Guimarães Rosa e Clarice Lispector, pelo aspecto psicológico. A alma universal e locus regionalista conferem ao escritor a grandiosidade dos maiores.

“Adonias realiza o mister de atrair o leitor pela potência de escrita, em narrativa e significado. E esse é um valor que pontua Itajuípe como cidade de um grande escritor, sendo possibilidade de formatação de visitação pelo turismo intelectual”. Falou a Secretária de Cultura e Turismo Silmara Oliveira. 

A Semana de Cultura Adonias Filho é um trabalho de parceria e transversalidade entre as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social e Diretoria de Comunicação. Um trabalho de identidade local. Segundo o prefeito Leo da Capoeira "o Memorial Adonias Filho instalado no município, propicia aos alunos uma oportunidade de aproximação com a leitura e o lazer”, declarou. 

Participaram alunos, visitantes da comunidade e com a presença importante da Universidade Estadual de Santa Cruz. Uma parceria que deve continuar nos anos seguintes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário