Câmara de Ibicaraí realiza sessão ordinária e aprova PL 29/2023 em caráter de urgência - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Câmara de Ibicaraí realiza sessão ordinária e aprova PL 29/2023 em caráter de urgência





A Câmara de Vereadores de Ibicaraí realizou na noite de quarta-feira, dia 08 de novembro de 2023, a 29ª sessão ordinária e na oportunidade contou com a presença dos vereadores Herbert Santana, Francisco Henrique, José Raimundo Soares Simões, Aroldo Melo, Alam Rogério, Ednaldo José dos Santos, Edivaldo dos Santos e Clícia dos Santos Nascimento, além do diretor legislativo da Casa, Moisés Messias, profissionais de imprensa e sociedade civil organizada.
A sessão foi aberta com a contagem dos edis presentes e na sequência o vereador Francisco Henrique fez a leitura de um trecho bíblico. Em seguida o diretor legislativo da Câmara, Moisés Messias, fez a leitura do resumo da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade pelos edis presentes.
O diretor legislativo fez a leitura do expediente do dia, com os ofícios 85 e 86 da Câmara de Vereadores de Floresta Azul, mais o ofício circular 752/2023, da prefeitura de Ibicaraí, convidando os vereadores para a reinauguração das avenidas Professor Otávio Monteiro e São Vicente de Paula. Por último foi lido um comunicado da Coelba.
No momento seguinte o presidente da Casa abriu a tribuna por até 10 minutos para os vereadores presentes.
O vereador Duartes foi o primeiro a falar. O edil deu as boas-vindas a todos e solicitou do executivo municipal um relatório do que foi arrecadado no ano de 2023. O edil também cobrou a reforma da creche da Vila Emílio Izabel. Duartes elogiou a sinalização das avenidas e ao mesmo tempo criticou a qualidade da tinta. Por último, o edil pediu que aconteça uma blitz educativa.
Lió iniciou sua fala saudando a todos os presentes. O edil elogiou o início do trabalho de recuperação de uma estrada vicinal, mas lembrou que o pedido durou 2 anos e 9 meses. Lió também elogiou a diretora e a equipe do hospital e na sequência fez duras críticas a atual gestão.
Alam saudou a todos os presentes e também elogiou o hospital. O edil falou das dificuldades da saúde local, mas pontuou pontos positivos na gestão. Alam falou que a Saúde precisa melhorar sempre, mas a gestão tem ofertado um serviço razoável. O edil cobrou ambulância para os distritos e lembrou que cada vereador precisa cobrar mais do seu deputado, pois quem ganha é o município. Por último o edil lembrou do calçamento das travessas B, C e D no Bairro Novo e da rua Edite Pimentel.
Aroldo saudou a todos e na sequência explicou que as emendas parlamentares chegam para uma determinada área. O edil explicou que emenda da saúde só pode ser usada na saúde e que só emendas de custeio é que a gestão pode escolher onde e como gastar. O líder do governo na Câmara aproveitou para pautar os diversos avanços da atual gestão em todas as áreas.
O presidente da Casa, Herbert Santana, mais uma vez foi breve nas suas palavras. O presidente saudou a todos os presentes e falou do novo momento das avenidas Professor Otavio Monteiro e São Vicente de Paula. Herbinho lembrou da luta da Casa pela melhora dessas avenidas, parabenizou a gestão por olhar pra região do Jocundo, atendendo a um pedido feito por ele por diversas vezes, mas que diante do serviço feito valeu a pena esperar e ver a satisfação do povo daquela localidade. O Presidente, também, cobrou do executivo um olhar especial para os motoristas das ambulâncias, que precisam receber o adicional de periculosidade. Por último Herbinho falou da Lei Paulo Gustavo e lembrou que a Casa luta para entregar uma cidade melhor do que foi encontrada no início de 2021.
Na sequência teve início a ordem do dia, com a leitura dos Projetos de Lei 27, 28 e 29/2023. O diretor legislativo Moisés Messias fez a leitura do parecer do PL 27/2023, que foi aprovado, e a primeira discussão também foi aprovada e seguindo para segunda discussão e aprovação na próxima sessão. O mesmo aconteceu com o PL 28/2023.
Em seguida foi lido e votado o regime de urgência, que aprovado, deu seguimento à votação do Projeto com a leitura da redação final e de Lei 29/2023, que trata de crédito suplementar ao orçamento, que após votada e aprovada emenda modificativo, segue para sanção ou veto do executivo municipal.
Ao final da sessão o presidente da casa falou do leilão de sucatas do executivo municipal - que foi um sucesso - e que o dinheiro arrecadado servirá para a recuperação da frota de veículos da saúde, do garajão, dentre outros serviços. Na sequência o presidente encerrou a sessão e convidou a todos para a 30ª sessão ordinária que irá acontecer na próxima quarta-feira, dia 15 de novembro de 2023.









Nenhum comentário:

Postar um comentário