Feira de Santana registra mais de 300 casos de acidentes com escorpiões - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Feira de Santana registra mais de 300 casos de acidentes com escorpiões


Foto: Divulgação / Secom


A Prefeitura de Feira de Santana registrou, no primeiro semestre de 2023, 338 acidentes com escorpião no município. Os dados pertencem a Secretaria Municipal de Saúde e foram coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). A informação é do blog Acorda Cidade, parceiro do BN.
Os meses de agosto a setembro são o período de maior reprodução dos escorpiões com concentração de veneno. De acordo com a bióloga do Centro de Controle em Zoonoses (CCZ), Rosemary Sarmento, a população deve evitar sujeira e baratas nas residências, já que elas são fonte de alimentação para os escorpiões.
“Os escorpiões são animais venenosos que podem entrar facilmente nas moradias e causar graves problemas para a saúde. A principal medida para evitar os escorpiões é fazer barreiras físicas, conservar o imóvel livre de rachaduras, e manter o quintal limpo e os ralos devidamente tampados. Tudo isso pode servir como porta de entrada para os escorpiões. Outro cuidado para evitar a picada dos escorpiões é examinar roupas pessoais, de cama e banho, e também calçados antes de usá-los”, explica.
Ainda de acordo com o CCZ, os bairros e localidades com maior concentração de escorpião são o distrito de Maria Quitéria, Tomba, Serraria Brasil, Brasília, Matinha, Jardim Cruzeiro, Mangabeira, Gabriela, Centro e Campo Limpo.
Em casos de acidentes com escorpião, a recomendação é de que a pessoa não faça ingestão de medicamentos sem orientação e seja levada ao pronto-atendimento mais próximo. Ao encontrar um escorpião, o CCZ deve ser comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário