USF Silvino Pires realiza blitz educativa em prevenção às hepatites virais em Ibicaraí - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 31 de julho de 2023

USF Silvino Pires realiza blitz educativa em prevenção às hepatites virais em Ibicaraí

 


Com o tema “É a Saúde Chegando Mais Perto de Você”, a Unidade de Saúde da Família (USF) Silvino Pires, que fica localizada no bairro do Luxo (na zona oeste de Ibicaraí), realizou na sexta-feira, dia 28 de julho, uma blitz educativa em prevenção às hepatites virais. A ação aconteceu nos dois períodos do dia (manhã e tarde) na USF e na oportunidade foram realizados 60 testes rápidos, 80 aferições de pressão, aferição de glicemia, além de palestra com os Agentes de Endemia e a equipe de Nutrição da Unidade de Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Luna Tavares, disse que essas ações acontecem de forma planejada durante o ano nas onze USF do município, e que o propósito da blitz é atender a comunidade como jovens, adolescentes que nunca usam o serviço da UBS e aumentar a adesão as caminhas.

“Com a blitz você chega e rapidamente é atendido, com aferição de pressão e testes rápidos, entre outras coisas. As blitze têm dado certo e temos conseguido ofertar saúde para quem diz não ter tempo para fazer esses pequenos exames de rotina. Nossa proposta é fazer saúde preventiva, pois na nossa concepção prevenir é melhor que remediar”, disse a secretária de Saúde.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Carlos Cezar essas ações são importantes pois fortalecem a Atenção Primária, que é a porta de entrada, quando se fala da prevenção e cuidado, “É preciso dizer que todo o planejamento dessas ações  passam pela coordenação da APS e Vigilância Epidemiológica”, disse Cezar.

 

Equipe que participou da ação

Natiane, Enfermeira; Julyana, Técnica em Enfermagem; Lenira, Nutricionista; Anne Karoline, Psicóloga; Marina e Marcelo, Educadores Físicos; Jacimara, Recepcionista; Ionara, Serviços Gerais; Sara Karolline, ASB; além dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) Juliana, Eliane, Maria da Glória, Telma, Sérgio, Jackson e José Carlos e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) Rosinda, Cristiane e Patrick.

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário