Museu de Itapetinga será reaberto no próximo dia 12 de agosto - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 18 de julho de 2023

Museu de Itapetinga será reaberto no próximo dia 12 de agosto

 


O Museu seu de Itapetinga foi completamente revitalizado. Em parceria cm a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a prefeitura realizou um trabalho museológico de organização e gestão de todo o acervo. Diversas obras, deterioradas em função da ação das intempéries, precisaram ser restauradas. Entre elas o quadro A Emancipação, de Jorge Alves, e o Primeiro Livro Diário de Itapetinga. Ambas as peças relatam importantes momentos históricos do município: a assinatura da Carta de Emancipação pelas mãos do Governador Régis Pacheco e os registros das ações administrativas assinados por Julio Coelho, primeiro gestor do município.
A reabertura do Museu de Arte e Ciências de Itapetinga está marcada para o próximo dia 12 de agosto com a exposição “‘Ainda que o destino nos separe…’ Cultura e História de Itapetinga pelas mãos de São Félix”. Para marcar o Dia Nacional das Artes, a fotografia de Nilton Cirqueira registrará as esculturas feitas pelo saudoso São Félix em um espaço renovado. A nova fachada será criada pelo artista plástico itapetinguense, Nycolas Robert.
“O Museu de Itapetinga reabrirá suas portas em um dia festivo para a arte nacional. Ali, além de grandes registros históricos, nós teremos a arte em movimento, como a cultura deve ser. Nossa primeira exposição reunirá a história (contada através das esculturas de São Félix), com fotografia e artes plásticas. Será um momento ímpar de resgate e celebração”, disse Maurício Gomes, assessor de políticas culturais da Secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário