Análise sensorial avalia licores de produtores itapetinguenses - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 20 de junho de 2023

Análise sensorial avalia licores de produtores itapetinguenses


Começou nesta sexta-feira, 16, a segunda edição do Festival de Licor de Itapetinga. Na Alameda Rui Barbosa, mais de 20 produtores expõem a bebida mais tradicional do período junino.
Além do fomento às vendas, o Festival promove uma análise sensorial dos produtos. Uma equipe de sete degustadores do curso de Engenharia de Alimentos da Uesb, avaliam os produtos em uma degustação às cegas. Com rótulos tapados, as bebidas são decodificadas para garantir a lisura do processo. Cada licor é avaliado por três degustadores que, ao final, atribuem notas que totalizarão o máximo de 90 pontos, analisando cor, aroma, sabor doce, sabor alcóolico e viscosidade. Os três de cada categoria que receberem maior pontuação serão premiados.
De acordo com Gabriele Fontan, professora do curso de Engenharia de Alimentos e coordenadora do processo de análise sensorial, “a premiação é uma coisa muito importante, mas não é isso que está em evidencia no festival de licores, mas sim a valorização desses profissionais, a valorização do setor, impulsionar cada vez mais a produção e o consumo de um produto que é tão apreciado, principalmente nesse mês de festejo junino na nossa cidade. É uma valorização da cultura, é motivar a melhoria de qualidade desses produtos”, disse.
“O festival de licor foi uma ferramenta criada para poder estimular os nossos produtores aprimorar os seus produtos e comercializar com uma qualidade classificada. O ano passado, nós tivemos o nosso primeiro festival. Cada produtor vencedor ganhou um celo de qualidade dos seus produtos. Isso agregou valor à mercadoria, aumentando as suas vendas e a sua renda”, explicou o secretário de desenvolvimento econômico, Felizdenio Xavier, garantindo que o festival permanecerá no próximo ano, tornando-se mais uma tradição no São João de Itapetinga.
Os vencedores do Festival de Licor 2023 serão conhecidos no próximo dia 22, no palco principal do Parque da Lagoa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário