Biblioteca Municipal celebra 50 anos da Coleção Vagalume - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Biblioteca Municipal celebra 50 anos da Coleção Vagalume



Na noite da quarta-feira, 26, a Biblioteca Municipal celebrou os 50 anos da Coleção Vagalume. Presente nas lembranças e no imaginário de muitos, as histórias da coleção marcaram época e têm grande importância para a literatura brasileira.
A série formou um contingente de leitores e influenciou outros autores. Em 1973, quando o primeiro livro foi publicado, a literatura infanto-juvenil estava estagnada. O ensino brasileiro havia passado recentemente por uma reforma e a carência de livros para esse público era notória.
A série valorizou livros de aventura e fantasia, em lugar de obras com intuito educativo, predominantes na literatura infantojuvenil à época. A coleção foi pura fantasia, imaginação, aventuras, tanto com os livros mais realistas, que se passavam na atualidade quanto com as histórias fantásticas.
Após cinco décadas e com duas adições recentes ao catálogo, totalizando 106 títulos, a coleção segue com o propósito de estimular as crianças e jovens a ler
“Se o nosso propósito – principalmente quando definimos a leitura como tema do ano letivo – é fomentar a leitura, a gente não tem como não celebrar os 50 anos da Coleção Vagalume que fez um serviço tão importante na formação de jovens leitores, que foi criada em um contexto de grandes transformações na educação e que auxiliou sobremaneira a construção de cidadãos mais críticos, mais atualizados e que tenham neles o prazer da leitura. Que a gente possa, aqui dentro da nossa rede, fazer pelos nossos alunos o que esta coleção fez por tantos jovens nos últimos 50 anos”, disse o secretário de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Fábio Viana.










Nenhum comentário:

Postar um comentário