Saúde e DIVEP de Ibicaraí realizam bloqueio para combater os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus - Bahia Expresso

Últimas


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Saúde e DIVEP de Ibicaraí realizam bloqueio para combater os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus





A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí, por meio da Vigilância Epidemiológica e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), vem realizando por toda a cidade o bloqueio para o controle do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus adulto, que são transmissores da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
De acordo com o coordenador de Endemias de Ibicaraí, José Raimundo, o bloqueio vem acontecendo pelos pontos críticos da cidade e é uma aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), que está sendo realizado como pede a nota técnica do Ministério da Saúde (MS), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).
“O bloqueio é feito com equipamento costal motorizado, conhecido como pulverizador, e é realizado por profissionais treinados e capacitados para essa atividade, sob a supervisão e orientação técnica operacional da DIVEP”, disse José Raimundo.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Luna Tavares, o critério técnico adotado para o bloqueio em uma rua ou localidade acontece a partir de um ou mais casos positivos de Dengue, Zika ou Chikungunya, no local, com a devida confirmação de um laboratório de referência. “A partir do momento que recebemos a confirmação dos casos, realizamos o bloqueio (UVB) em um perímetro de pelo menos 100 metros”, disse a secretária.

Qual o objetivo do bloqueio?

Eliminar o mosquito infectado que esteja na localidade, evitando a transmissão de novos casos da doença. De acordo com a coordenação do DIVEP, todos devem ter os devidos cuidados, contribuindo para a não proliferação do mosquito, tais como: 



- Verificar a caixa d’água;
- Deixar a lixeira bem tampada;
- Colocar areia nos pratos das plantas;
- Não acumular lixo e vasos inservíveis no quintal;
- Limpar sempre as calhas;
- Cobrir a piscina;
- Limpar a bandeja externa da geladeira;
- Não acumular garrafas e vasos de bebidas abertas.



Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário