Estudantes da Faculdade Madre Thaís participaram do curso internacional Fisioterapia e Saúde Global - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Estudantes da Faculdade Madre Thaís participaram do curso internacional Fisioterapia e Saúde Global


Através de prática colaborativa interprofissional e interinstitucional, os estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís/Cesupi, Daniele de Aquino Zambom, Saulo de Almeida Pereira e Patrick Costa dos Santos, foram contemplados com um curso extracurricular com internacionalização intitulado “Fisioterapia e Saúde Global - Intercâmbio Virtual”. O curso foi realizado, de maneira remota, entre os dias 27 de outubro e 8 de dezembro de 2022.

A atividade foi capitaneada pelo Grupo de Pesquisa “Epidemiologia e Investigação em Sistema e Serviços de Saúde”, que tem como membro, a professora doutora Gracielle Santos, da Faculdade de Ilhéus, sob a coordenação do professor doutor Marcos Túlio Raposo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da professora doutora Maria Isabel, da Universidad Miguel Hernández (UMH/Espanha).

A cada dia se torna mais evidente a necessidade de romper fronteiras e integrar as atividades acadêmicas em busca da excelência requerida para as carreiras universitárias, fundamentadas no padrão científico e de competência técnica. No caso da Fisioterapia, a World Confederation for Physical Therapy (WCPT) recomenda padrões internacionalmente adotados para promover a formação do profissional Fisioterapeuta e o aperfeiçoamento em relação à Saúde Global.

Para a professora Gracielle Santos, “a perspectiva metodológica de oferecimento do Curso nos idiomas português e espanhol, propiciou intercâmbio virtual de experiências de grande magnitude que aprofundou os conhecimentos da área de Fisioterapia entre estudantes e professores, além de ser um diferencial na formação dos fisioterapeutas nos dois países.”

Conforme a professora, a experiência foi exitosa para os discentes da Faculdade Madre Thaís/Cesupi. “Eles mesmos salientaram que expandiram seu networking, sua compreensão concernente à língua espanhola, além de aperfeiçoarem suas habilidades e competências através de estudos de casos clínicos, resolução de situações-problema e apontarem similaridades e diferenças nos protocolos clínicos adotados em ambos os países e na estruturação dos cursos de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís/Cesupi, da UESB e da UMH em Alicate, na Espanha”, acrescentou.

O curso aconteceu através de atividades online, em tempo real, às quintas-feiras, no turno matutino, organizado e ministrado pelos professores Marcos Túlio e Maria Isabel. O professor Marcos Túlio Raposo aponta que essa experiência favoreceu o intercâmbio cultural, técnico e científico entre discentes e docentes das instituições envolvidas, dentro da perspectiva da “internacionalização em casa”. Ele diz ainda que o intercâmbio confirmou para os participantes que existe uma linguagem universal para a saúde e que as condutas e planos terapêuticos elaborados bilateralmente estavam alinhados na perspectiva de saúde global. 

A professora Maria Isabel destaca que as iniciativas de intercâmbio favorecem o compartilhamento de experiências e amplificam as relações internacionais. E na opinião da coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís/Cesupi, professora doutora Karla Gresik, o projeto foi importante para aplicar raciocínio crítico para a tomada de decisão clínica, segundo a perspectiva do modelo de funcionalidade adotado pela Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), “enriquecendo a expertise dos discentes, futuros profissionais de saúde.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário