Protagonismo: mulheres à frente do STF e STJ, Soane Galvão comemora - Bahia Expresso

Últimas


segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Protagonismo: mulheres à frente do STF e STJ, Soane Galvão comemora








“A mulher no último século já conquistou muitas coisas, graças à sua força, determinação e polivalência”, disse a advogada Soane Galvão (40123), candidata a deputada estadual. A declaração se deu em razão da notícia de que no próximo dia 13 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) serão comandados por mulheres. Soane comemorou.
A ministra Rosa Weber vai assumir a chefia da Suprema Corte e dividir o protagonismo feminino no Judiciário com Maria Thereza de Assis Moura — empossada no comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na semana passada. As duas vão comandar as cortes durante o período eleitoral, marcado pela forte polarização política e ataques aos tribunais.
Soane Galvão se considera apta a ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado e sinaliza que sua candidatura vocaliza, principalmente, ao público feminino. “A mulher conquistou espaços em profissões que eram de total domínio masculino. Nos tornamos pilotos de aviões, motoristas, executivas, políticos e esportistas de modalidades antes restritas aos homens”, lembra.
A candidata celebra a importância de ter duas mulheres no comando do Judiciário, mas pondera. “Apenas 18% dos ministros da Suprema Corte são do sexo feminino. Ou seja, entre 11 ministros, há apenas duas mulheres. Vejam que temos muito o que conquistar ainda. Asseguro que serei uma representante do povo, independentemente do gênero, há espaço para todos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário