Estrada do Chocolate e Chocolat Festival impulsionam atividade turística no sul da Bahia - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Estrada do Chocolate e Chocolat Festival impulsionam atividade turística no sul da Bahia

 O evento reúne 120 expositores e cerca de 250 marcas regionais de chocolate e derivados do cacau



O Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães abriga mais uma vez o Chocolat Festival, maior evento de cacau e chocolate da América Latina. Na noite da última quinta-feira (21), o prefeito Mário Alexandre participou da abertura oficial da 13ª edição do evento, acompanhado da comitiva do governo estadual, do vice-prefeito Bebeto Galvão, de secretários, empresários e lideranças políticas.
O gestor municipal destacou que o Festival Internacional do Chocolate marca o calendário turístico e consolida a agenda cultural da Bahia, promovendo também o setor gastronômico. Para ele, a iniciativa representa uma evolução no cenário econômico do sul do estado.
“Uma alegria muito grande. Apesar dos momentos difíceis que vivemos por conta da pandemia, Ilhéus recebe mais uma edição do maior festival de chocolate da América Latina. Agradeço a Deus em primeiro lugar, porque conseguimos retomar essas ações importantes para o turismo, com geração de emprego e renda. Agradeço ao governador Rui Costa, ao nosso querido secretário Maurício Bacellar e ao nosso amigo Marco Lessa. É essa união que faz o evento acontecer”.

Mário Alexandre frisou que mesmo na baixa temporada, a rede hoteleira de Ilhéus registra cerca de 90% de ocupação. Conforme os organizadores, o Chocolat Bahia 2022 reúne 120 expositores e cerca de 250 marcas regionais de chocolate e derivados do cacau. O espaço também conta com diversas manifestações culturais, artesanato, literatura e gastronomia regional, além de apresentação de artistas locais.
“O Governo do Estado tem fomentado a produção do chocolate e fortalecido a parceria com as prefeituras, como por exemplo, com a Prefeitura de Ilhéus e com o prefeito Mário Alexandre. Isso tem dado um bom resultado para a cidade. Nós já temos aqui quase 200 marcas de chocolates premiados pelo mundo todo. O maior evento de chocolate da América Latina só confirma a grandeza da produção de chocolate em Ilhéus”, pontuou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar.
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau permite a troca de experiências e divulgação de novas tecnologias que consolidam a região não apenas como produtora de cacau, mas também de chocolates de origem, com alto valor agregado. O Município marca presença com exposição de produtos da agricultura familiar.



“É um projeto construído a várias mãos e ele não aconteceria se não tivesse o apoio do Estado, da Prefeitura de Ilhéus e das entidades. Nós temos um diferencial competitivo, nós temos essa região privilegiada, que já foi uma das maiores produtoras de cacau do mundo. O que estamos fazendo é recolocando o sul Bahia no seu curso natural de grandeza. Hoje a gente precisa falar de chocolate, de esperança. É isso que faz a diferença”, afirmou o empresário e idealizador do evento, Marco Lessa.
Até o próximo domingo (24), o Festival promove experiências sensoriais, exposições históricas e artísticas, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas, além de contribuir diretamente para o crescimento vertiginoso desse mercado na região, tornando-se um marco na história recente do sul da Bahia.
O visitante cruza o Túnel Cabruca, simulação cenográfica e sensorial de uma plantação de cacau sob a sombra da Mata Atlântica. O principal evento de agronegócio, turismo e gastronomia pretende atrair cerca de 50 mil pessoas.

“Eu espero que nesses quatro dias possamos não apenas vender produtos. Queremos que as pessoas conheçam as nossas marcas. Esse espaço é uma vitrine para os negócios, é um momento oportuno para dar visibilidade ao nosso trabalho”, comentou a expositora Rebeca Ramos.
O Chocolat Bahia conta com a parceria do Governo da Bahia, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Amurc, Sebrae, além do apoio institucional da CEPLAC, Instituto Biofábrica, UESC, entre outras instituições. O Chocolat Bahia é uma realização da MVU Eventos, detentora da marca para o Brasil e exterior.
Confira a programação completa do Festival Internacional do Chocolate 2022. Clique aqui.

Estrada do Chocolate -

Reativada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) na quinta-feira (21), a Estrada do Chocolate representa mais um incremento para movimentar a cadeia produtiva do cacau.
Conforme a Setur, o trecho compreende 45 quilômetros da rodovia Ilhéus-Uruçuca e abriga o roteiro de visitação a fazendas de cacau e fábricas de chocolate. A proposta chega para agregar valor à atividade turística em Ilhéus e na região sul, bem como promover a diversidade de renda e trabalho através do fruto.

13º festival do chocolate; cacau; festival; chocolate

por Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário