ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cantor Targino Gondim será candidato a deputado e afirma que a festa de São João deve valorizar os artistas regionais




Pré-candidato a deputado federal, o artista e forrozeiro Targino Gondim (Republicanos) afirma que “a festa de São João deve valorizar os artistas regionais”.
Com a sua sanfona, Targino Gondim divulga o forró em apresentações em diversas cidades do país e no exterior. Ele afirma ainda que “a festa de São João no Nordeste ganhou notoriedade na Bahia e no mundo devido às tradições culturais que são representadas também pelos chamados artistas da terra, ou seja, as bandas regionais”, disse.
Porém, segundo o artista, em um cenário onde diversos ritmos musicais atualmente se apresentam no São João, os cachês dos artistas regionais são reduzidos. “É preciso valorizar estes profissionais, pois através de diversas gerações eles fizeram o São João se tornar essa festa que movimento o turismo e aquece a economia de inúmeras cidades baianas e nordestinas”, frisou.
Ele cita, por exemplo, uma matéria da Agência Brasil, publicada em 2018, que informa que o São João movimenta cerca de R$ 440 milhões na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A reportagem também mostra o faturamento no mesmo ano de cerca de R$ 220 milhões no São João de Caruaru, em Pernambuco.
“O mesmo ocorre em diversas cidades baianas que têm o São João como a sua principal festa, gerando empregos, renda e arrecadação de tributos. Todo esse nível de entretenimento e negócio só foi alcançado graças à tradição, e aos artistas da terra”, pontuou Gondim.

Nenhum comentário