ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula conquista 18% dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018, aponta PoderData


O pré-candidado Lula (PT) tem 42% das intenções de voto no primeiro turno, segundo o PoderData - 


Dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno em 2018, 18% votariam no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caso as eleições deste ano fossem hoje, conforme aponta pesquisa PoderData realizada dos dias 8 a 10 e divulgada nesta segunda-feira (16). Considerando que Bolsonaro foi eleito com 55,13% dos votos válidos, ou seja 57.796.986 de votos, cerca de 10, 4 milhões de eleitores mudaram sua visão sobre o atual presidente e afirmam agora que votarão em Lula.
Para chegar a esse resultado, a pesquisa perguntou: “Se a eleição fosse hoje, em qual dos candidatos que vou falar em ordem alfabética você votaria?” e “em quem você votou para presidente no segundo turno da eleição em 2018?”. E cruzou dados das respostas.
Entre os que reprovam o mandato bolsonarista, 64% declararam voto em Lula em outubro. O petista também tem quase metade dos votos (45%) daqueles que não souberam avaliar a atual gestão federal. Nesse segmento, Bolsonaro tem apenas 15% das intenções.
Dos entrevistados, 61% afirmaram que votarão novamente em Bolsonaro. O percentual se mantém estável desde a última pesquisa, realizada no período de 10 a 12 de abril, logo após a desistência do então pré-candidato Sergio Moro (União Brasil).No entanto, nem todos que aprovam o governo pretendem reeleger Bolsonaro: a pesquisa mostra 80% das preferências de voto no segmento de eleitores que aprova seu governo. Entre os que reprovam o mandato, 64% afirmam voto em Lula para outubro.
Entre os que anularam ou votaram em branco em 2018, o pré-candidato do PT tem 34% das preferências para o primeiro turno de 2022. Já Bolsonaro tem 14% nesse estrato. Outros 5% tornariam a anular o voto.
Lula tem 42% das intenções de voto no primeiro turno. Bolsonaro, 35%. A distância entre eles é de sete pontos percentuais. Nas rodadas de 24 a 26 e de 10 a 12 de abril, essa diferença se manteve em 5 pontos.
O PoderData mostra ainda que os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) têm 4%, e Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante), 2%. Todos eles somam 11% das intenções de transferência do voto bolsonarista em 2018. Os pré-candidatos estão empatados na margem de erro geral da pesquisa, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os 3 mil entrevistados, moradores de 288 municípios nas 27 unidades da federação, foram ouvidos por meio de ligações para celulares e telefones fixos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08423/2022.

Nenhum comentário