Ilhéus realiza Semana Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Ilhéus realiza Semana Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes



Os trabalhos foram iniciados com um grande seminário para discutir o assunto




Com o objetivo de combater a violência sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Alzimário Belmonte (Gurita), realizam diversas atividades no decorrer da semana. Os trabalhos foram iniciados na última segunda-feira (16), no auditório do Poder Legislativo, com um grande seminário para discutir o assunto.
Representantes de diversos órgãos públicos como Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e Adolescentes (CMDCA), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) PAEFI e Medidas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Ilhéus), entre outros, também participaram da ação.




A gestora da Média Complexidade da SPS, Liane Cruz, ressaltou a importância das discussões e ações sobre como a sociedade e o poder público podem combater a violência que vem vitimado crianças e adolescentes. Na terça-feira (17), as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte promoveram uma blitz educativa e panfletagem no Parque Infantil. No período da tarde, foi realizada uma roda de conversa com representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Vara da Infância e Juventude de Ilhéus.
Nesta quarta-feira (18), a blitz com panfletagem foi realizada pela equipe do CRAS Vilela. No período da tarde ocorrerá uma sessão especial no Plenário da Câmara, às 16h. Na quinta-feira (19), a blitz com panfletagem será realizada pela equipe do CRAS Sul, às 8h30, no bairro Nossa Senhora da Vitória.





Encerrando a Semana Municipal de Combate a Violência e Sexual de Crianças e Adolescentes, acontecerá uma grande caminhada com toda a sociedade civil organizada. O ato está previsto para iniciar às 8h30, na Praça do Estádio Mário Pessoa.
A Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e conta ainda com a parceria das secretarias de Educação, Saúde, da Defensoria Pública, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. Dos dias 9 a 13 de maio foram realizadas ações de mobilização em escolas municipais, com as equipes do CREAS, Conselho Tutelar e OAB Ilhéus.



A data - 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data alude ao caso Araceli Crespo, menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Atendimento - O Disque 100 é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As ligações são anônimas e o atendimento funciona 24 horas, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente para o Conselho Tutelar de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário