Prefeitura de Ilhéus lança projeto 'Produzir Mais Cacau' para fomento da lavoura do município - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 21 de março de 2022

Prefeitura de Ilhéus lança projeto 'Produzir Mais Cacau' para fomento da lavoura do município

De acordo com a secretária Soane Galvão, a proposta visa promover o incentivo na organização social dos pequenos produtores, cooperativas e associações

 Publicado em 21/03/2022 14:30 - Atualizado em 21/03/2022 15:16

Projeto Mais Cacau

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), por meio da Diretoria de Agricultura e Pesca, o projeto “Produzir Mais Cacau” é a nova aposta da pasta para alavancar a rentabilidade da lavoura. De acordo com Soane Galvão, titular da SDE, a proposta visa promover o incentivo na organização social dos pequenos produtores, cooperativas e associações para abrir o leque de oportunidades no mercado. O ‘Mais Cacau’ deve ser lançado na próxima quarta-feira (23).

“Esse projeto é fruto do entendimento e esforço da gestão do prefeito Mário Alexandre para ajudar os pequenos agricultores da nossa cidade. Estamos estabelecendo estratégias com o objetivo de melhorar a qualidade do cacau nas lavouras e aumentar o rendimento das plantações. Além de desenvolvimento econômico, social e sustentável, a atividade cacaueira é parte da cultura e história de Ilhéus e de toda a região sul da Bahia”, afirmou Soane Galvão.

Cacau

Visita às fazendas de cacau (Ilhéus) - Soane Galvão e o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar

Conforme a SDE, o público-alvo do projeto é formado por cacauicultores que integram a agricultura de base familiar, principalmente os organizados em associações, cooperativas e assentamentos. A ideia é apresentar aos produtores rurais novas práticas de manejo, técnicas adequadas para combate à "vassoura-de-bruxa", “podridão parda” e “mal do facão”, com foco na renovação e substituição das plantas velhas, assim como fortalecimento de estratégias que visem a promoção do cacau de qualidade.

O programa prevê parceria com diversas entidades ligadas ao setor, cuja execução será realizada mediante convênios para oferta de cursos teóricos/práticos a custo zero, capacitação, assistência técnica, entre outros. Ilhéus é responsável por boa parte da produção e comercialização do cacau baiano, onde estão sendo envidados esforços para revitalização da lavoura e toda a cadeia produtiva do fruto.

“O projeto ‘Produzir Mais Cacau’ chega para potencializar as ações, auxiliar o processo voltado à captação de recursos e ampliar investimentos, com vistas ao fortalecimento do setor produtivo, à geração de emprego, renda e melhores condições de vida para os produtores e as produtoras da nossa região”, finalizou a secretária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário