Março Lilás: Ilhéus intensifica coleta do exame preventivo neste sábado (12); veja unidades - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 11 de março de 2022

Março Lilás: Ilhéus intensifica coleta do exame preventivo neste sábado (12); veja unidades





Em alusão à campanha Março Lilás, mês da conscientização e combate ao câncer de colo de útero, a Prefeitura de Ilhéus amplia as ações nos postos de saúde do município. Neste sábado (12), a Secretaria de Saúde (Sesau) promove atendimento com coleta de Papanicolau (preventivo) e exames laboratoriais nas unidades de saúde Euler Ázaro, Sarah Kubitschek e Hernani Sá, das 8h às 12h. É necessária a apresentação da cópia e original do documento com foto, cartão SUS e comprovante de residência.
A ação tem como objetivo facilitar o acesso às mulheres que não conseguem realizar o exame no horário normal de funcionamento das unidades de saúde. Além da coleta do Papanicolau, o trabalho visa orientar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
A primeira-dama Soane Galvão declara apoio à campanha e chama a atenção para realização do exame, visto que a região Nordeste concentra mais de 25% de incidência de casos da doença no Brasil, segundo mostram os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
“O Março Lilás destaca a importância do combate ao câncer do colo do útero, por meio de ações para mobilizar mulheres de diversas faixas etárias. Eu abraço essa causa com muito carinho e quero parabenizar o trabalho de excelência feito pela gestão municipal para diminuir o número de casos dessa doença, que afeta muitas mulheres no nosso país”.
Orientações - De acordo com a Sesau, o exame será oferecido para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos. Para realização do preventivo, a mulher não pode estar menstruada, deve evitar uso de cremes e/ou óvulo vaginal e não ter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos, dois dias antes do exame. A paciente também não deve realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal e/ou ressonância magnética da pelve.
Conforme o INCA, o câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores serão as chances de cura.

Serviço

Campanha Março Lilás – coleta do exame preventivo

Data: 12 de março de 2022

Horário: Das 8h às 12h

Locais:

- UBS Sarah Kubitschek (Malhado – Parque Infantil);

- UBS Euler Ázaro (Teotônio Vilela);

- UBS Hernani Sá


Nenhum comentário:

Postar um comentário