Prefeitura de Ibicaraí leva para a população o Programa Saúde em Casa - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Prefeitura de Ibicaraí leva para a população o Programa Saúde em Casa





A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início na segunda-feira, dia 17, o Programa Saúde em Casa. O programa visa montar cada dia uma base móvel em uma determinada localidade e visitar o maior número possível de enfermos e acamados que estão em casa e têm pouco contato com atendimento médico.
O Programa Saúde em Casa visa conscientizar toda a população de Ibicaraí sobre a importância de procurar as unidades de saúde nos casos de estarem sentido sintomas gripais. É importante que a população se conscientize da diferenciação das doenças. Existe hoje um quadro gripal (febre, dor de cabeça, dor no corpo) circulando, que são semelhantes para três tipos de doenças: Covid-19, Influenza e Leptospirose. Teve esses sintomas, procure a sua unidade de saúde. Todos os testes são disponibilizados pela SMS, de forma gratuita. O teste rápido de Covid sai em 15 minutos e os outros dois testes levam entre três a quatro dias.
Para a secretária Luna Tavares, a saúde preventiva é o primeiro passo para avançar e poder oferecer uma saúde de qualidade para o cidadão. “Estamos indo até os mais carentes e necessitados, que muitas vezes está em cima de uma cama e não consegue se deslocar até uma unidade de saúde. A prefeita e doutora Monalisa Tavares, por ser médica, tem um olhar diferenciado para a saúde e sempre quis oferecer esse tipo de serviço para quem não tem condição de pagar. Nesse momento de pandemia e com essa gripe que chegou com força, é importante detectar o problema logo e por isso estamos indo até a população, tanto no centro, como nos bairros e distritos”, disse Luna Tavares.
A ação teve início no dia 17, no bairro Duque de Caxias, no colégio Natércia Kauark, onde foram identificadas pessoas com agravos de saúde. Na oportunidade foi feito também ficha da pessoa com possível síndrome gripal, notificação para exame de leptospirose, aferição de pressão e glicemia e orientação por parte dos profissionais da Saúde.
As visitas da equipe de saúde vão até o próximo dia 31, e contam com a coordenação das Gerentes de Módulos Enatiane Dantas Gomes e Kamila Matos e do Coordenador da Atenção Básica Carlos Cezar
Na terça-feira, dia 18, foi a vez do bairro Corina Batista, no prédio da APAE; na quarta-feira, 19, foi a vez do bairro do Luxo, no colégio Gilberto Amado; nessa quinta-feira, 20, foi a vez do bairro Bela Vista, no posto de saúde.
Sexta-feira, dia 21, acontecerá na UBS Israel Mendonça; na segunda-feira, dia 24, será a vez da Vila Emílio Izabel, no CMI; terça, 25, será no Cajueiro, no Centro de Cultura; Quarta, 26, será a vez do bairro Delfino Guedes (Mutirão), no Colégio Léa Galrão; na quinta, 27, a ação acontecerá no distrito da Salomeia, no Colégio Ramiro Berbert de Castro; no dia 28 será a vez do SESP e o programa fecha o mês de janeiro na UBS Gelson Lopes.















Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário