Secretaria de Educação de Ibicaraí promove a IV Conferência Municipal de Educação - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Secretaria de Educação de Ibicaraí promove a IV Conferência Municipal de Educação



Aconteceu durante toda a manhã dessa segunda-feira, dia 13 de dezembro, no Clube dos 40, a IV Conferência Municipal de Educação (CONAE2022), promovida pela Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação, com o tema: Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da Educação Brasileira.
O mestre de cerimônia Guilherme Moreira abriu a conferência às 9 horas com uma bela explanação sobre educação e na sequência convidou a professora Valdineia Oliveira para fazer uma oração.
Em seguida foi feita a composição da mesa com Joelma Cristina, representante do Fórum Municipal de Educação; Rosália Reis, presidente do Conselho Municipal de Educação; Miriam Andrade, secretária municipal de Educação; Capitão PM Gilvan dos Santos; Glaudineia Bispo, presidente da APLB-Ibicaraí; Gilvânia Nascimento, Coordenadora da UCME Estadual, mestre em Educação, professora da UESC e Diretora Jurídica e de Legislação e Normas da UCME Nacional e a Prefeita Dra. Monalisa Tavares.
No momento seguinte foi feita uma apresentação cultural com o texto ‘A história da menininha Drika’, da professora e escritora Adriana Mota Assis.
Joelma Cristina saudou a mesa e lembrou da importância da Conferência e falou das discussões dos eixos nas escolas. Falou também do amplo debate da escola em tempo integral. Por último Joelma falou da elaboração e aprovação do novo Plano Municipal de Educação.
Rosália Reis falou do prazer de estar fechando esse ciclo com a Conferência e do orgulho de mais uma vez receber em Ibicaraí a professora e mestre Gilvânia. Rosália exaltou as audiências públicas nas escolas, quando foram discutidas os eixos e subeixos. “Hoje apresentaremos os resultados dos eixos discutidos nas unidades escolares”.
Glaudineia Bispo saudou aos presentes agradecendo a presença de todos e agradeceu ao Conselho Municipal de Educação. “Foram três dias de audiências públicas em todas as escolas do município. Passem por cima das dificuldades e lutem por uma educação, não de igualdade, e sim, de Equidade”.
O Capitão PM Gilvan dos Santos falou que a educação transforma. “Tenho formação nessa área – sou professor - e tenho orgulho de ajudar na implantação de escolas militares no sul da Bahia. É preciso dizer que acima da diferença existe a igualdade”.
A secretária de Educação Miriam Andrade saudou a mesa e todos os presentes. Agradeceu a prefeita Monalisa Tavares por todo o apoio dado a pasta durante esse ano. Miriam falou da importância dessa Conferência. “Decidimos que as audiências aconteceriam nas escolas. O resultado foi satisfatório e hoje vamos discutir, alinhar e aprovar com responsabilidade e compromisso os eixos e subeixos discutidos até aqui.
Gilvânia Nascimento foi rápida na sua fala inicial agradecendo a presença de todos e lembrando que a mesma participou de três das quatro Conferências realizadas em Ibicaraí. A Mestre citou Paulo Freire e disse que é importante discutir o destino da Educação de Ibicaraí, Bahia e Brasil pelos próximos 10 anos.
Por último a prefeita Monalisa Tavares deu as boas-vindas para a professora Gilvânia e parabenizou todos os professores presentes. A prefeita fez questão de parabenizar Miriam e lembrou que ela está secretária, mas é professora, e dizer que mesmo com todas as dificuldades da pandemia o município teve melhora nos seus números na Educação. Por último Monalisa aproveitou para contar uma pequena história familiar onde ouviu do filho que os seus heróis são os professores. “Apesar de ser médica e da área da Saúde eu tenho grande admiração e respeito por todos os professores. Eu não seria o que sou se não fosse os meus professores, os meus mestres", disse a prefeita.
Na sequência a palestrante Gilvânia Nascimento falou da importância da IV Conferência. Em seguida foi feita a plenária para aprovação do Regimento Interno; Avaliação do novo Plano Municipal de Educação; Plenária de subeixos por unidades escolares; Plenária por seguimento para eleição dos delegados para a etapa estadual e a Plenária final.
Se fizeram presentes também na Conferência a Controladora Interna do município Camila Costa e o assessor especial, Arlyson Ramos, acompanhando a prefeita.

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO I – PNE 2024 – 2034: Avaliação das Diretrizes e Metas;
EIXO II – Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação;
EIXO III – Criação do SNE: Avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Secretária Municipal de Educação – Miriam Figueredo Andrade
Assessor da Secretaria de Educação – Harmensz Van Rin Morais de Assis
Fórum Municipal de Educação – Jaciara Oliveira Borges e Joelma Cristina Santos Nascimento

Conselho Municipal de Educação – Presidente: Rosália Reis Silva de Oliveira

Antonio Narciso Leal
Clívia Rosane
Glaudineia Bispo
Jaciara Oliveira Borges
Leandro Cardoso Santos












Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicarai

Nenhum comentário:

Postar um comentário