Ministro João Roma visita Ibicaraí e o Governo do Estado coloca a cidade em situação de emergência - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Ministro João Roma visita Ibicaraí e o Governo do Estado coloca a cidade em situação de emergência

 

A cidade de Ibicaraí se encontra em estado de calamidade pública (decreto municipal 188 de 26.12 de 2021) devido às fortes chuvas torrenciais que caíram na cidade e em boa parte do Estado nas últimas 72 horas causando destruição e caos. O Governo do Estado acaba de decretar Ibicaraí em situação de emergência, com mais 46 municípios baianos.

O Ministro da Cidadania, João Roma, esteve pessoalmente ontem, domingo, dia 26, em Ibicaraí, quando foi recebido pela prefeita Monalisa Tavares e seus secretários. O ministro chegou de helicóptero e sobrevoou Ibicaraí e depois visitou, juntamente com a prefeita, os pontos críticos da cidade.

“Recebemos a visita do Ministro da Cidadania João Roma e nesse momento estamos precisando da ajuda de todos, dos governos do Estado e Federal. Estamos de prontidão, trabalhando dia e noite. Parte da nossa cidade foi destruída, mas com a união de todos, com as mãos dadas, unidos, e sobretudo com Deus no comando e nos orientando, tudo dará certo e passaremos por essa tragédia que recaiu sobre a nossa cidade”, disse a prefeita Monalisa Tavares.

O ministro João Roma disse que está alojado em uma base operacional em Ilhéus e tem sobrevoado toda a área dos 47 municípios que foram atingidos. “Estamos trabalhando diretamente com o Governo do Estado, os municípios e todos os voluntários que nesse momento ajudam os mais necessitados. O momento agora é de atenção e sair das áreas de risco. Nesse momento precisamos preservar vidas. O primeiro passo é alojar e alimentar as pessoas desabrigadas e em um segundo momento nós temos recursos para recuperar estragos como o dessa ponte (que foi arrastada pelas águas) e outras áreas destruídas da cidade. É um longo processo, pois são muitos municípios que precisam de ajuda e estamos aqui para ajudar e auxiliar no processo de reconstrução dessas áreas”, disse o ministro.

SITUAÇÃO ATUAL

Não existe ainda um número exato de desabrigados ou de casas destruídas entre a cidade, a zona rural e os distritos, mas a prefeita Monalisa Tavares, secretários e toda a sua equipe trabalham dia e noite para atender as centenas de pessoas desabrigadas no município que se encontram alojadas em escolas, creches, clubes, igrejas e ginásio de esporte.

As fortes chuvas torrenciais alagaram diversas ruas, destruiu a ponte das casas do bairro Raimundo Esteves, interditou diversas estradas vicinais, além de deslizamentos de terra em encostas, desabamentos de moradias. Várias casas foram arrastadas pelas águas do rio Salgado entre os bairros do Luxo e o bairro Duque de Caxias. Os distritos da Salomeia, Vila Emílio Izabel e os Cajueiros Novo e Velho também sofreram com as fortes chuvas.

























Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário