ADAB promove Curso de formação de Agente Vacinador para Brucelose - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 10 de agosto de 2021

ADAB promove Curso de formação de Agente Vacinador para Brucelose

 

Foi realizado na Fazenda Indaiá, Floresta Azul, pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e Sindicato Rural de Ibicaraí, com apoio das Prefeituras Municipais desses municípios e também da de Barro Preto, nos dias 27 a 29 de julho de 2021 um Curso de formação de Agente Vacinador para Brucelose, uma doença transmissível que ataca os bovinos (causando: retenção placentária, nascimento de bezerros fracos, repetição de cio, corrimento vaginal, aborto no terço final da gestação, inflamação das articulações e testículos), outras espécies animais e no homem: febre, cansaço, fraqueza, mal-estar, suores noturno e profuso, calafrios, perda de peso, dores de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e nas costas, inchaço nas juntas e articulações, depressão, inflamação dos testículos em homens e infertilidade ou aborto em mulheres.
O Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal tem trabalhado no sentido de diminuir a ocorrência da doença em nosso estado, sendo a principal medida desse programa vacinar bovinos e bubalinos fêmeas entre 3 e 8 meses de idade. Essa vacina só pode ser aplicada por Médicos Veterinários e Agentes Vacinadores credenciados pela ADAB. O curso ministrado pelos Médicos Veterinários da ADAB: Luciana Ávila, J. Muniz A. Jr. e Carlos Amilton Filho, teve a participação do também Veterinário Kaio Guerra, Coordenador da Vigilância Sanitária de Ibicaraí, de pessoas desses municípios, estudantes de Veterinária e técnicos da área agropecuária, com o intuito de credenciar, baratear o custo e facilitar a aplicação desse imunógeno em nossa região.
O curso teve o apoio da Prefeitura Municipal de Ibicaraí através da Secretaria de Agricultura, que teve o pedindo pelo Coordenador da ABAD Território Litoral Sul Renato Conceição Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário