Emasa conclui a primeira etapa da limpeza no canal do Bairro Santo Antônio - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 1 de junho de 2021

Emasa conclui a primeira etapa da limpeza no canal do Bairro Santo Antônio

A primeira etapa da obra de limpeza do canal de macrodrenagem do Bairro Santo Antônio, na zona noroeste de Itabuna, foi concluída. Foram retirados pouco mais de 4.000 m³ de dejetos e a canalização dos esgotos das casas estão sendo finalizada.
Os esgotos sanitários das casas, entre a antiga pedreira J. Macedo e a Travessa dos Trovadores, serão ligados às redes interceptoras construídas pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), que é responsável pelas obras do canal do Santo Antônio, que corta as ruas José Bonifácio e Santos Dumont, depois de assinar um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Itabuna.
Segundo o engenheiro da Emasa, Alfredo Melo, com esta etapa finalizada e com o avanço das obras, o bairro terá um canal completamente livre de esgotos. “Em pouco tempo, vamos ver peixes no canal, porque a vida animal volta”, explica.
Ele acrescenta que, “o que era um valão, onde corria os esgotos sanitários, se jogava lixo e entulho, passa a ter valor ambiental. Essa é uma das funções da Emasa, remover o esgoto e promover saúde para a população”, diz Melo.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ressalta que o que o trabalho que vem sendo executado nesta parceria com a Emasa, no Bairro Santo Antônio, é o exemplo do que sua Administração pretende levar aos demais bairros cortados por canais de macrodrenagem.
“Há décadas, o canal do Santo Antônio foi o retrato do desrespeito com os cidadãos. Agora, vamos nos dedicar a realizar esse mesmo serviço nos outros cantos da cidade. O nosso governo tem como meta melhorar a qualidade de vida da nossa gente, cuidar das pessoas é o nosso objetivo”, assegura Castro.

GRATIDÃO

Moradores das ruas por onde passa o canal e travessas em seu entorno não escondem a felicidade e o sentimento de gratidão com o prefeito Augusto Castro.
O servidor público aposentado Francisco Araújo, conhecido como Paraíba, há cerca de 20 anos residente na Rua José Bonifácio, conta que as obras vão agregar valor à sua casa. Por isso, disse que vai organizar um almoço com seus vizinhos para recepcionar o prefeito.
“Vou oferecer um almoço ao prefeito Augusto Castro e aos meus vizinhos. É a forma de agradecer esse benéfico que a Prefeitura está trazendo para todos nós”, declara Paraíba. “Aqui na rua a gente está muito contente. A vida está mudando para melhor’, enfatiza.
Já Renato Capinam, que reside há mais de 30 anos próximo ao canal, diz que essa é a primeira vez que está vendo um trabalho de verdade no canal do bairro. “O prefeito está ‘botando pocando’. A gente vivia aqui com o mau cheiro, a fedentina em toda casa e até ratos. Agora, é só alegria. A coisa já começou a mudar”, expressa.
A dona de casa Maria da Conceição lembra que conviver com o esgoto na frente de casa foi ruim demais. “Respirar esse mau cheiro, me trouxe problemas respiratórios. Estou achando ótimo o que o prefeito e a Emasa estão fazendo nesse canal”, afirma.
O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, relata que a previsão de conclusão das obras será no próximo mês de julho, com a entrega no dia 28 de julho, Dia da Cidade.
“Nossas equipes estão trabalhando com afinco, inclusive, nos finais de semana. Esse sentimento de reconhecimento do trabalho e gratidão dos moradores beneficiados é a principal recompensa para nós que ocupamos cargo público”, frisa o presidente da Emasa.
Além da limpeza e canalização do esgoto, ao longo das margens será executado o paisagismo, a instalação de passarelas para a travessia de pedestres e a urbanização das ruas no entorno do canal.
Ascom Emasa
Fotos: Ascom Emasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário