Pelo menos cinco mil microempreendedores individuais já buscaram os serviços oferecidos pela Sala do Microempreendedor de Itabuna, de janeiro até o momento. Dentre os mais procurados, estão abertura de microempresas, declaração de rendimento anual, alteração de cadastro, regularização de dívida e, em menor número, a baixa da empresa.
O titular da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, destaca que o suporte oferecido aos microempreendedores individuais, pequenos e médios empresários tem sido aprimorado. Segundo ele, a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) é criar um ambiente de negócios que facilite a abertura de novas empresas.
“Temos trabalhado firmemente, pois, favorecer os negócios traz renda e oportunidades de empregos, principalmente para jovens egressos dos níveis médio e superior”, comenta Xavier. Ele acrescenta que a Administração municipal elabora projetos para a integração dos serviços fiscais, tributários e de capacitação prestados pela Prefeitura a microempreendedores e pequenos e micro empresários.
Neste mês, na Sala do Microempreendedor da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, segundo a atendente Priscila Nascimento, a maior procura tem sido pela declaração anual de rendimento, cujo prazo se encerra no próximo dia 31. A multa para quem não fizer a declaração dentro do prazo, é de R$ 50. O valor é cobrado pela Secretaria da Receita Federal.
Priscila informa ainda que a média diária de atendimento na Sala do Microempreendedor gira em torno de 70 pessoas, com o serviço presencial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, no Centro Administrativo Firmino Alves. Mas ela lembra que o atendimento pode ser on-line, sem a necessidade do microempreendedor sair de casa.
Ela orienta o passo a passo de como o microempreendedor deve proceder. Primeiro, é necessário acessar o e-mail pessoal, digitar o endereço eletrônico: salameiitabuna@gmail.com. Em seguida, acesse o campo do assunto e digite que tipo de atendimento deseja fazer. No final, aparecerá uma mensagem para aguardar a resposta do serviço solicitado. A resposta pode ser dada em até 24 horas.
”O atendimento é simples, ágil, sem aglomeração. Por isso, muito seguro, nesse atual momento de pandemia da Covid-19, onde o melhor, ainda é ficar em casa”, destaca a atendente.
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