Projeto de eficiência energética “Ilumina Itabuna” vai beneficiar a população - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 4 de maio de 2021

Projeto de eficiência energética “Ilumina Itabuna” vai beneficiar a população


Com a proposta de dar início ao Programa “Ilumina Itabuna”, que integra o Plano de Governo do prefeito Augusto Castro, um grupo técnicos se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 4, com secretários municipais para discutir o Projeto de Eficiência Energética no Sistema de Iluminação Pública do Governo Federal.

O projeto tem o objetivo de favorecer os municípios a substituir lâmpadas convencionais por LED em avenidas, ruas e praças das cidades.

A secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, explica que o Governo Federal disponibiliza, juntamente com as concessionárias de energia, um valor anual que é estimado em R$ 1 milhão para que os municípios possam concorrer a esses recursos do Projeto de Eficiência Energética. No caso da Bahia, o projeto é executado pela Coelba

“A intenção é reduzir o consumo de energia, como também começar a mudar a cara de nossa cidade na área da iluminação pública dando início ao Programa Ilumina Itabuna que permitirá a padronização das luminárias nas vias da cidade com sua modernização. E, o mais importante: totalmente gratuito para o município”, informa a secretária de Planejamento.

O projeto conta com o envolvimento da Coelba e de empresas contratadas via licitação para execução das obras. Em Itabuna, a expectativa é de que a concorrência ocorra no mês de julho.

“O prefeito Augusto Castro pediu para toda equipe se dedicar a esse projeto para que em julho o município possa buscar esse recurso e a gente comece a mudar a cara de Itabuna também na iluminação pública”, resumiu Sônia Fontes

Também participaram da reunião os secretários Júnior Brandão (Governo), José Alberto Lima Filho (Gestão e Inovação) e o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho. “Nosso próximo passo será a licitação para que, através de chamada pública, seja selecionada a empresa responsável pela elaboração do projeto gratuitamente para o município”, explica, a titular da Seplan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário