Prefeitura de Itabuna e Defensoria Pública definem implantação de programa de coleta seletiva com catadores - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 25 de maio de 2021

Prefeitura de Itabuna e Defensoria Pública definem implantação de programa de coleta seletiva com catadores

 



Na próxima sexta-feira, dia 28, representantes da Secretaria de Promoção Social e Combate Pobreza, além da  Defensoria Pública do Estado, vão se reunir em Assembleia com os 130 integrantes da Associação dos Catadores de Lixo. O objetivo da reunião, que será em um anexo do Teatro Candinha Dórea, é fazer uma consulta para saber se mais catadores farão parte da agremiação, que foi criada após o fim do lixão, que operou por quase 40 anos.
A realização da assembleia foi definida nesta terça-feira, dia 25, durante uma reunião com a  secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, o secretário de Governo, Júnior Brandão,  o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco Sousa Lino Filho,  Defensoria Pública e representantes do  Conselho Municipal do Meio Ambiente e  dos catadores de lixo.
A secretária Sônia Fontes, disse que após ser definida quantas pessoas vão integrar a Associação “Recicla Itabuna. Para viver mais”,  haverá  outro encontro  na segunda-feira, dia 31,  para tratar dos próximos passos  da  inserção dessas   pessoas na atividade.   “Já vamos debater o decreto para criar o  programa de coleta seletiva, a estrutura da associação,  além de um treinamento para os catadores”, adiantou.
Até o momento, 166 catadores foram cadastrados, para receberem os benefícios sociais, entre eles, cesta básica, uma bolsa financeira e o auxílio aluguel. No entanto, apenas 56 pessoas vão receber o auxilio para custear a moradia, pois vivem no lixão.
 A defensora Pública Aline Brito, ressaltou a importância de todos os trabalhadores portarem o documento de identidade e que serão estabelecidos alguns critérios para integra a associação. “É necessário comprovar a atividade diária de catador e ter mais de 18 anos”, frisou.
 
VISITA AO GALPÃO

Após a reunião desta terça-feira, os representantes dos  catadores,  foram conhecer o galpão que será usado para  triagem de resíduos sólidos.  Eles foram acompanhados por equipes das Secretarias Municipais de Planejamento, Promoção Social e Combate a Pobreza. Além de representantes do Centro Público de Economia Solidária, e   do gerente comercial   da  empresa CVR  Costa do Cacau,  responsável pela  a gestão dos resíduos de Itabuna, Maurício Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário