F9A5DCE4-D6E9-46D5-A372-A64B0D61BFEA

Parece incrível, mas é verdade, um conquistense poderá eleger-se governador de Massachusetts, nos Estados Unidos. Caso isso ocorra, a vitória do catingueiro será a do primeiro brasileiro a conseguir tal feito.

O nosso conterrâneo deixou o país ainda criança e a notícia alvissareira me chegou através da amiga Glícia Silveira.

Confira a matéria completa a seguir:

“Baiano de Conquista vai concorrer ao governo de Massachusetts, nos EUA

Orlando Silva, baiano de Vitória da Conquista foi em busca do sonho americano em 1993, aos 15 anos, deixando sua cidade natal para ir morar nos EUA com a irmã mais velha. Estudou, trabalhou, abriu sua própria empresa e hoje, aos 44, resolveu concorrer ao governo de Massachusetts. Se vencer a eleição marcada para novembro de 2022, será a primeira pessoa nascida no Brasil a ser governadora nos EUA. Mas, ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

Segundo matéria do jornal O Globo, Silva é casado com uma brasileira e pai de duas filhas, veterano na manutenção de tubulações de aquecedores e aparelhos de ar-condicionado, mas está debutando na política. Virou cidadão americano no ano passado, quando votou pela primeira vez e se filiou ao Partido Democrata.

Em março, registrou sua campanha para participar da primária do partido, programada para julho de 2021, e conseguiu um pouco da atenção que precisará para ter a pré-candidatura aceita pelos democratas, atrás de um nome capaz de interromper a sequência de dois mandatos republicanos no estado, encabeçados pelo governador Charlie Baker.

Ele precisa recolher 10 mil assinaturas de apoio ao seu nome e gerar um burburinho a ponto de ser levado a sério pelo diretório democrata. O desafio é imenso, e Silva não tem nem redes sociais oficiais. O empresário diz que tentará fazer duas campanhas paralelas: uma voltada para os brasileiros, outra para seus eleitores de fato, os americanos e imigrantes que já ganharam a cidadania e podem votar.

Silva espera que seus conterrâneos atuem como cabos eleitorais. Há uma estimativa de que 65 mil brasileiros vivam em Massachusetts, em número de imigrantes brasileiro só perde para a Flórida. A maioria ainda está em situação irregular e os que têm o green card, sem cidadania, não podem votar.

“Percebo que não existe uma pessoa que represente o nosso povo aqui e diga que merecemos respeito. Nós, brasileiros, fizemos muito pelo estado, com a nossa força de trabalho”, afirma Silva. “Eu me aproximei de certos indivíduos que estão na política, que acharam interessante minha proposta de ser candidato, mesmo não sendo conhecido. As pessoas já estão cansadas dos políticos normais, estão procurando algo diferente. E a comunidade brasileira vai ser uma grande ajuda. O brasileiro estará limpando uma casa e dizendo: “Olha, dê uma olhada no que esse rapaz tem a oferecer”. Acreditamos que a comunidade brasileira pode divulgar nossa campanha entre os americanos.”