Dicas de Redação da Profª Dulce Gomes desta semana: Coerência – Parte II - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sábado, 8 de maio de 2021

Dicas de Redação da Profª Dulce Gomes desta semana: Coerência – Parte II

 


Existem alguns recursos no desenvolvimento. São eles:

- Elementos Linguísticos –  As palavras usadas no texto, funcionam como pistas da língua, que ajudam o leitor a entender melhor o sentido pretendido pelo autor, a sua linha argumentativa e às conclusões às quais gostaria que chegasse. Assim, artifícios linguísticos como: o uso de palavras do mesmo campo semântico e a posição delas no enunciado podem gerar interpretações curiosas.

Ex.: O Congresso brasileiro precisa de novos parlamentares que legislem honestamente.

Perceba que há o mesmo campo semântico.

- Conhecimento de Mundo – Este é fácil! São todas as experiências adquiridas ao longo da sua vida e, que ficam armazenadas na sua memória, de maneira que, quando lemos um texto, só conseguimos entende-lo inteiramente, se reconhecemos as informações ali acionadas e estabelecemos uma relação com o que já sabemos sobre um tema.

Ex.: O repúdio aos bárbaros, bem como o escárnio aos mouros “infiéis” são a gênese dos sentimentos que hoje, explodem skinheads.

- Bárbaros: não romanos                          

- skinheads: grupo de neonazistas

- Skinheads: grupo de neonazistas

Esses termos destacados devem fazer parte do conhecimento de mundo do leitor, geralmente aprendidos no contexto escolar e relativamente informado pelos meios de comunicação.

- Conhecimento Partilhado – Cada indivíduo constrói a sua própria enciclopédia de conhecimentos ao longo da vida. Para que haja compreensão entre dois interlocutores, por meio de um texto, é necessário que ambos partilhem de alguns desses conhecimentos.

- Inferências – é um processo de raciocínio através do qual se estabelece uma relação não explícita entre dois enunciados e deles se chega a uma conclusão. Como disse o escritor italiano Umberto Eco, o texto é uma “ máquina preguiçosa” e, por isso, sempre há lacunas a serem preenchidas pelos leitores com seu conhecimento de mundo e sua capacidade de inferir.

No início da minha página, escrevi sobre a importância de se fazer leituras diversas para o processo de intertextualidade. O aluno só escreve, o que ele sabe, por isso a importância de se conhecer outros gêneros textuais, como contos, fábulas, artigos de opinião, resenhas, resumos, poesias, etc.

Dicas de leitura desta semana: Gênero Textual – Poesia

Versos enluharados e Iluhsão – Público adulto e adolescente da Autora: Luh Oliveira

Poemas embolados – Público Infantil – Luh Oliveira

Vamos prestigiar a escritora da nossa região! Vocês irão amar. Boa leitura!

Para você que deseja uma nota de excelência na redação do Enem, contribuo com dicas na minha página do Instagram @profdulcegomes. E, se quiser, fazer parte do Close Friends, basta clicar na minha bio, que terá acesso a aulas gravadas, material de apoio, análise e modelo de redação nota 1000. Também, ofereço pacote para correção de redação. Venha fazer parte da Comunidade Redação Nota 1000 que está crescendo cada vez mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário