ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente distribui kits a feirantes de Itabuna




Feirantes que participam da Feira do Produtor, no Bairro do Pontalzinho, serão os primeiros a receber amanhã, dia 30, o kits da ação Feira Segura, distribuídos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna. O projeto está sendo executado em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR).
O kit é composto de máscara, avental, touca e uma garrafa de álcool gel de 500 ml, além de folhetos que explica a ação e os cuidados dos feirantes nas feiras livres, para a prevenção do novo coronavírus. O kit também será fornecido aos feirantes dos bairros São Caetano, Califórnia, Fátima e Mangabinha, serão distribuídos ao todo 200 kis na cidade.
As feiras livres são tão importantes quanto um supermercado na comercialização de alimentos, principalmente hortigranjeiros. Daí, a necessidade de que sejam preservadas, por ser essa atividade essencial à sociedade, à boa alimentação, à sobrevivência de agricultores e agricultoras familiares.
O diretor de Agricultura da Secretaria, Rodrigo Haun, explica que a distribuição do kit será feita gradualmente nas feiras livres dos bairros envolvidos. Ele destaca as ações da CAR/SDR na campanha conjunta Viva a Feira e Feira Segura objetivam manter viva, em atividade, as feiras livres, com segurança, a partir de providências que garantam a higienização correta dos ambientes, produtos e pessoas participantes, além dos demais cuidados propostos pelas autoridades de saúde.
“Com a parceria CAR e Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a campanha busca estimular o Município a adequar as feiras livres, feiras orgânicas ou feiras agroecológicas, ao momento emergencial de pandemia da Covid-19, com a adoção de boas práticas de higiene e distanciamento social”, completa Haun.
Dessa forma, vai atrair os consumidores urbanos aos locais de venda de produtos dos agricultores familiares que comercializam diretamente a sua produção de alimentos saudáveis, mantendo a regularidade do abastecimento para as cidades e garantindo a renda das famílias que vivem no campo.

Nenhum comentário