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Programa “Melhor em Casa” atende pacientes acamados em Itabuna

 


Pacientes que necessitam de atendimento médico domiciliar gratuito, em Itabuna, já podem contar com um serviço humanizado oferecido pelo Programa “Melhor em Casa”, do Governo Federal, executado em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A assistência médica atende as pessoas impossibilitadas de locomoção e acamados.

Para solicitar o atendimento, a família, cuidador ou paciente pode fazer contato pelo número (73) 

98180-1700, das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço. Com o atendimento domiciliar, se evita a hospitalização ou se abrevia o tempo de internamento reduzindo os riscos de infecções. 

A coordenadora do programa, Nathana Fonseca Piloto, explica que para ser admitido é necessário que o paciente preencha critérios elencados pelo Ministério da Saúde e seja encaminhado pela Rede Hospitalar ou Atenção Básica do Município. Ele também deve apresentar documento de identificação e o cartão SUS atualizado.

Atualmente o município conta com 45 pacientes cadastrados e uma equipe completa de 15 profissionais, entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e assistente social. 

“Esse atendimento é muito importante não só para os pacientes, como também para o sistema, porque ajuda a reduzir as filas nos hospitais e também aquele paciente que não pode sair de casa”, comenta a enfermeira Natana Piloto.

Os serviços prestados pelo Programa “Melhor em Casa” incluem medicação venosa domiciliar, cuidados com feridas complexas, paracentese, cuidados com pacientes paliativos, reabilitação de pacientes agudos e outros procedimentos de média e alta complexidade.

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