Mais de 3.500 pessoas atendidas nas Unidades da Síndrome Respiratória Aguda em Itabuna - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 6 de abril de 2021

Mais de 3.500 pessoas atendidas nas Unidades da Síndrome Respiratória Aguda em Itabuna

 


Um total  de 3.577 pessoas com Síndrome Respiratória Aguda, que pode ser um dos sintomas da Covid -19, foram atendidas nas quatro Unidades de Referência para Pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas (gripários) da Rede de Atenção Básica abertos há 45 dias pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Com a medida, melhoraram o atendimento e o fluxo de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA -24 Horas ), no Bairro Monte Cristo, e nos hospitais. 

Os gripários funcionam das 16 ás 22 horas, horário diverso do atendimento ambulatorial, nas Unidades Básicas de Saúde Moise Hage, no Lomanto Junior, e  José Edites dos Santos, no São Caetano; na Unidade de Saúde da Família Renam Moreira, no Parque Boa Vista; e no  Centro de Saúde Jose Maria de Magalhaes Neto (antigo Sesp), na Avenida Inácio Tosta Filho, centro da cidade. 

A supervisora do Departamento da Atenção Básica, Alessandra Lopes, confirma que a organização do atendimento às pessoas com sintomas de gripe contribuiu para reduzir a demanda na UPA-24 Horas. A Unidade é porta de entrada apenas para casos suspeitos da Covid-19. “Muitas pessoas procuravam a UPA sem estarem com sintomas do novo coronavirus, o que provocava uma lotação desnecessária”, disse.

Para a coordenadora de Urgência Municipal, Rafaela Caldas,  os gripários  são fundamentais  durante a pandemia por agilizar o atendimento às pessoas.  “O índice  de atendimentos  a quem    apresentava  sintomas de gripe se reduziu em torno de 30% na UPA 24 Horas”,  destacou.

Já a enfermeira Alessandra Lopes destaca que as Unidas Básicas e de Saúde da Família já estão aptas a fazer os  exames para detectar a Covid-19. “A depender de quantos dias dos sintomas do paciente, nestes locais já se realizam o teste rápido e o RT-PCR, na mesma hora”, explicou a supervisora do Departamento da Atenção Básica. 

No horário de atendimento dedicado aos gripários, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma ambulância para a transferência de pacientes graves para UPA- 24 horas, se for necessário. “De um modo geral, as 33 Unidades Básica de Saúde e de Saúde da Família estão recebendo pessoas com suspeita da Covid -19 e fazendo o teste rápido, daí o por que de as pessoas se dirigirem a estes locais para atendimento”, assinalou.

A empresária e artesã Ana Paula Botelho elogiou o  atendimento que recebeu na Unidade Básica de Saúde José Éditos dos Santos, no São Caetano. “Achei tudo muito organizado, o atendimento de muito boa qualidade e bastante rápido.A equipe de enfermagem é muito atenciosa, passei pelo médico que me encaminhou e fiz o RT-PCR”, afirmou.

Já um comerciário que preferiu o anonimato considerou um acerto da Administração a instalação dos gripários. “Foi medida acertada porque a gente é atendido com rapidez. Os enfermeiros, técnicos e o médico fazem bem o seu trabalho. No final, a gente fica satisfeito com o acolhimento”, concluiu. No seu caso não foi necessário testagem com antígeno ou RT-PCR.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário