Departamento de Zoonose vacinará cães e gatos da Mangabinha nesta semana - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 12 de abril de 2021

Departamento de Zoonose vacinará cães e gatos da Mangabinha nesta semana

 



O bairro da Mangabinha receberá na  quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, os profissionais da Divisão de Controle de Zoonoses  (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde para vacinação antirrábica em cães e gatos a partir de três meses de vida. A imunização é gratuita e acontecerá entre às 8h30min e 16h30min, na Praça Heitor Farias. No mesmo local, haverá doação de pets.

De acordo com balanço divulgado hoje pela coordenação da DCZ, até agora já foram imunizados contra a raiva, cerca de três mil animais de estimação nos bairros de Fátima, Califórnia, Conceição, São Caetano e Santo Antônio. Neste último, foram vacinados na semana passada, um total de 669 animais. Também foi feita a doação de quatro gatos e um cão, todos já vacinados e vermifugados.   

A coordenadora do DCZ, Ellen Gleicer Lima Santos, volta a destacar a importância tanto da adoção responsável, quando o proprietário se compromete a cuidar e zelar pela saúde de seu novo bichinho de estimação, quanto da vacinação antirrábica. “É preciso lembrar que a vacina ainda é a única forma de prevenir contra a doença letal, que também afeta o ser humano”, reforça. 

Ellen diz que um dos grandes desafios da Divisão de Controle de Zoonoses é imunizar  o maior número de animais domésticos em Itabuna. “Por isso, estamos levando as ações da unidade para mais perto da população, com o objetivo de garantir a saúde pública no município”, afirma. 

Ela diz ainda, que existem outras importantes ações da DCZ que serão executadas ao longo da gestão do prefeito Augusto Castro, “que tem um olhar especial quando se trata da promoção à saúde da coletividade”.  A coordenadora lembra que o Zoonoses é um importante órgão para o controle de doenças e agravos transmitidas por animais domésticos e que podem afetar diretamente o ser humano. 

“A vacinação, por exemplo, é uma das mais importantes ações para evitar agravo que podem comprometer a qualidade de vida da nossa comunidade”, finaliza. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário