ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Começa na segunda-feira em Itabuna a campanha de vacinação contra a gripe

 


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar na segunda-feira, dia 12, a Campanha Contra o Influenza (vírus da gripe). Ao todo serão três fases para a imunização da população. O Ministério da Saúde informa que não haverá Dia D.

De acordo com a  coordenadora de Imunização,  Camila Brito, na  1° fase de 12 de abril a 10 de maio. Excepcionalmente, neste ano, as Unidades de Saúde, que serão abastecidas já na segunda-feira, vacinarão apenas crianças e gestantes devido a execução da Campanha da Covid-19. Os demais grupos prioritários serão vacinados através de estratégias que serão passadas oportunamente pela Coordenação de Imunização.

A vacina Influenza protegerá contra H1N1 e gripe comum, podendo ser administrada junto com qualquer outra vacina, exceto com a vacina do Covid-19, que precisa obedecer um intervalo de 14 dias entre elas.

A vacinação contra a Influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença em grupos mais vulneráveis, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde. Principalmente nos altos índices de ocupação dos leitos de UTI, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19;

É necessário que o paciente se vacine anualmente pelo fato de a vacina sofrer alteração em sua composição devido às mutações do vírus da gripe (Influenza) e a circulação no ambiente. Por isso, a vacinação deve ser feita todos os anos;

A 2º fase  da campanha, que vai até 8 de junho  imunizará idosos acima de 60 anos e professores.  A vacinação começa  dia 11 de maio. 

Já a 3º fase, de 9 de junho a 9 de julho, será destinada a pessoas vítimas de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. 

Departamento de Comunicação Social 

Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação

Prefeitura de Itabuna pela cidade, por você

Nenhum comentário