Líder do Governo na Alba garante entregar reivindicações dos indígenas ao governo do Estado - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Líder do Governo na Alba garante entregar reivindicações dos indígenas ao governo do Estado


600 indígenas baianos de diversas etnias estão acampados nas imediações da Assembleia Legislativa da Bahia


O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), garantiu nesta quarta-feira (8), durante a Sessão Especial que discutiu a situação da educação escolar indígena na Bahia, que levará ao secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, o pedido de um encontro entre o chefe da pasta e as lideranças das diversas comunidades indígenas presentes.
Cerca de 600 indígenas baianos, representantes de 23 povos de diversas etnias no estado, estão acampados nas imediações da Alba, onde realizam o 3º Acampamento dos Povos Indígenas. 
“Tenho a compreensão de que é fundamental termos professores com a devida especificidade para atender as comunidades indígenas. Avançamos na realização de concursos públicos para atender uma educação extremamente dirigida, mas precisamos construir a valorização desses professores”, defendeu o líder governista, durante o evento realizado no auditório da Casa de Leis. 
A abertura oficial do acampamento, nesta terça-feira (7), contou com a presença da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis. As atividades são organizadas pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba) e seguem até a próxima sexta-feira (10). 
“A Assembleia Legislativa está de parabéns. Essa é uma Casa que recebe todas as posições. Mas não é só recepcioná-los, é preciso que suas reivindicações tenham eco e espero, junto com todos os deputados, contribuir levando ao governador Rui Costa e aos secretários as reivindicações apresentadas para que não seja apenas uma vinda à capital baiana”, defendeu o parlamentar. 
Com o tema “Diga ao povo que lute: lutaremos”, o evento mobiliza as etnias Tupinambá, Pataxó, Pataxó Hã-hã-hãe, Kiriri, Tuxá, Tumbalalá, Atikum, Pakararé, Kaimbé, Pankarú, Pakararú, Truká, Xukuru-Kariri, Kariri-Xóco-Fulni-ô, Kapinawá, Potiguara, Tapuia, Kambiwá, Funi-ô, Xacriabá, Payayá, Kantaruré e Tuxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário