Festival em São Paulo amplia visibilidade do cacau e chocolate do Sul da Bahia - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Festival em São Paulo amplia visibilidade do cacau e chocolate do Sul da Bahia

O evento cria expectativas para o Festival Internacional do Chocolate de Ilhéus, que acontece de 18 à 21 de julho

Resultado de imagem para Festival do chocolate em são paulo

Por: Viviane Cabral


Ilhéus - O Chocolat Festival de São Paulo, com a participação de expositores de todo o país, apresentou, no último final de semana, a expertise da produção de amêndoa de cacau e chocolate de qualidade, alinhada às inovações do segmento que mais cresce devido ao grande valor agregado aos produtos. Do Sul da Bahia, 17 produtores de cacau e chocolate contaram com o apoio do Sebrae em Ilhéus para participar do evento, que antecipa o Festival Internacional do Chocolate, em Ilhéus, previsto para o período de 18 à 21 de julho. 
O coordenador do evento, Marco Lessa destacou que o festival foi o primeiro a acontecer no ano, com uma grande estrutura e a presença de cerca de 120 expositores da Bahia. “Foi uma prévia do que vai acontecer em Ilhéus, quando estão previstos novos chefs de cozinha internacionais, a visita de chocolateiros de São Paulo, que vai refletir no aumento do turismo regional”, afirmou.
Da região Sul da Bahia, mais de 40 marcas de chocolate de origem foram expostas no Festival, marcando um grande momento de expansão e consolidação do cacau e chocolate de qualidade no Sul do Brasil. O resultado é fruto de parcerias institucionais, a exemplo do Sebrae, que a através do projeto Derivados de Cacau e Chocolate, tem contribuído com a promoção de pesquisas de análise setorial, que comprovam demanda de mercado para amêndoa premium, com a perspectiva para a produção e comercialização do entre os produtores da região.
A iniciativa tem subsidiado consultorias para melhorar a qualidade da amêndoa e promovendo eventos técnicos para transmissão de conhecimento. Segundo a coordenadora do projeto regional, Ana Carolina Menezes, a instituição investe em “cursos de capacitação e aprimoramento para produção de chocolate Bean to Bar, promoção de acesso à mercado através de estudos, feiras e missões técnicas, consultoria especializada na área de gestão e apoio à governança local”, completou.
A empresária da marca Amado Cacau, Cecília Gomes, que também é produtora da amêndoa de qualidade integra o grupo de expositores que representou a região sul do Estado. Ela diz que o evento foi importante para dar visibilidade aos produtos e conhecer novas oportunidades de mercado.
Cecília levou os chocolates com 52 e 72 % de concentração do cacau fino, produzido na sua fazenda Camacan, em Buerarema. A sua pretensão é “aumentar a produção desse cacau de qualidade para comercializar também”.

Produtos mais saudáveis

Sobre as inúmeras possibilidades de aproveitamento da matéria-prima, o produtor de cacau, Marcelo Abrantes, dono da marca “Mais do Cacau” levou para o Festival a famosa “Cauchaça”, bebida destilada do cacau, com a concentração de 42 % de teor alcoólico e que fez sucesso na feira.
“Nós trabalhamos com a filosofia de trabalho que é extrair mais do que o cacau oferece”, declarou o produtor, que destacou o suco puro do cacau e o Mellato, ambos produzidos a partir do mel de cacau, sendo o último utilizado em doces, sorvetes e na gastronomia em geral.
Além do cacau commodity , Marcelo ainda destacou que da amêndoa premium, produzida na sua fazenda Porto da Esperança, em Ilhéus, produz nibs (sementes de cacau fermentadas, secas, torradas e trituradas, usadas na culinária), amêndoas caramelizadas e granola baiana.
“Com a amêndoa de qualidade oferecemos aos consumidores, a possibilidade de consumo de produtos mais saudáveis e um aroma diferenciado”, declarou o produtor, que comemorou a aceitabilidade e a comercialização dos seus produtos na feira, em São Paulo.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário