CREAS de Santa Cruz da Vitória faz palestra de prevenção ao suicídio - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

CREAS de Santa Cruz da Vitória faz palestra de prevenção ao suicídio



A secretaria municipal de Santa Cruz da Vitória, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou com os idosos do município, uma ação de prevenção ao suicídio. A palestra foi proferida pela psicóloga Karla Santos. Na oportunidade Karla falou sobre o assunto e propôs medidas preventivas com a orientação profissional. “É importante que a pessoa receba orientação profissional, o que pode ajudar a identificar sinais e possíveis pessoas que estejam em sofrimento psíquico”, disse a psicóloga.
A atividade foi uma ação realizada em parceria com o grupo de Convivência da Terceira Idade, coordenado por Ângela Coelho. “Essas ações são muito importantes para o pessoal da terceira ou melhor idade. O prefeito Carlos André pede total atenção a essas pessoas que de alguma forma passam por algum problema pessoal e que pode levar a depressão e as vezes ao suicídio. O CREAS tem todo o cuidado, através da nossa psicóloga em detectar possíveis casos e dá a devida assistência ao paciente”, disse a secretária de Assistência Social, Luciana Americano.
Segundo o Relatório Global para Prevenção do Suicídio da Organização Mundial da Saúde, de 2014, o único feito até agora sobre este tema, as taxas mais altas de suicídio estão entre as pessoas acima dos 65-70 anos de idade. Ou seja: são justamente os mais velhos que mais chegam às vias de fato, tirando a própria vida. Em segundo lugar estão os adultos com idades entre os 30 a 49 anos. Informa ainda que 80% dos idosos que cometem suicídio são homens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário