Ibicaraí recebe Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Ibicaraí recebe Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores Culturais do Território Litoral Sul


Aconteceu na última quinta-feira, dia 13, das 9 às 12h, no plenário da Câmara de Vereadores e das 13 às 16h, no Ginásio de Esportes Nicécio Bráulio Dantas, o Fórum de Agentes, Empreendedores e Gestores do Território Litoral Sul. A ação é itinerante e teve a realização da FAEG-SUL, que contou com o apoio institucional da prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, AMURC, UESC, PROEX e Projeto Encantar.
A programação contou com palestras, apresentação do grupo teatral do PROEMI (CELEM) do professor Marcelo; apresentação de Capoeira com os grupos Iuribá e Cais; Amostra de arte com telas dos pintores Dicinha Oliveira e Vicente; Lançamento do livro Cicatrizes do Cacau (literatura de Cordel), do escritor e poeta Kalango Menezes, que foi representado pelo seu irmão e radialista Tucano Menezes; aconteceu ainda a participação dos músicos Paulo Neto, Odilon Mesquita e Cochise Assis.

O Major PM Wesley Siqueira, Comandante da 63ª CIPM - Companhia Independente de Polícia Militar de Ibicaraí, falou sobre a importância da cultura e da parceria da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com a 63ª CIPM. O diretor de Meio Ambiente e músico Cochise Assis falou um pouco da cultura local. O Legislativo Municipal esteve representado na pessoa do vereador Aroldo Melo, que parabenizou a ação e agradeceu pelo convite.
No período da tarde o Fórum aconteceu no Ginásio de Esportes Nicécio Braulio Dantas com uma Oficina de Teatro ministrada pela professora Janete Lainha e palestras para os presentes no ginásio.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ibicaraí, Lucas Cardoso, promover cultura no Brasil é difícil e em uma pequena cidade do interior baiano é quase impossível. “A Secretaria de Cultura só funciona em
Ibicaraí porque existe o comprometimento e a boa vontade do gestor Lula Brandão, que faz o possível e impossível para que ações culturais aconteçam em nossa cidade. Os recursos que chegam são irrisórios, e dificulta o desenvolvimento da Cultura em nossa cidade. Criamos um Censo e estamos cadastrando todos os nossos artistas e correndo atrás. Estamos montando o sistema da cultura na cidade justamente para otimizar a capitação de recursos. A revitalização do Montepio dos Artistas é um passo importante para reestruturar a cultura local e será a casa do artista local. Essa ação feita aqui hoje só mostra que existe cultura em Ibicaraí”, disse Lucas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário