Pequenos agricultores de Santa Cruz da Vitória receberam palestra do PAA e o CEFIR - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Pequenos agricultores de Santa Cruz da Vitória receberam palestra do PAA e o CEFIR




A Prefeitura de Santa Cruz da Vitória, através das secretarias de Agricultura e Saúde, junto com a Vigilância Sanitária, realizou uma palestra no dia 14, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, às 14 horas, com os pequenos produtores do município. Na oportunidade foram entregues materiais para os agricultores através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com o objetivo de orientar a melhoria da higiene dos produtos do campo.
Na mesma ação a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Santa Cruz da Vitória, em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), entregou o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) para alguns pequenos produtores rural do município.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ney Mafra, essas ações são importantes para o meio rural. "Hoje tivemos duas ações: a ação do PAA e a entrega do CEFIR. Aproveitamos a presença de muitos agricultores e, além da palestra de como melhorar o manuseio dos alimentos produzidos no campo, entregamos o CEFIR para os agricultores contemplados. O nosso prefeito Carlos André e o vice Luciano Almeida têm, juntos, buscado soluções para os problemas do meio rural. A ideia de juntar essas duas ações em um único dia facilitou nosso trabalho e agraciou duplamente o homem do campo, que saiu satisfeito", disse Ney.

PAA

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

CEFIR

o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) é um registro público eletrônico de âmbito estadual e obrigatório para todos os produtores rurais, independente do tamanho da propriedade. Caso o cadastro não seja realizado, outros serviços ambientais solicitados ao Estado não serão atendidos.
Na Bahia, o Cefir corresponde ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendendo a Lei Federal n° 12.651/2012 (Código Florestal) que autoriza os Estados a implementarem em seus cadastros, e ao Decreto Estadual Florestal n° 15.180/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário