Apoio de DEM a Alckmin pode garantir espaço de Lázaro na chapa de José Ronaldo - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 17 de julho de 2018

Apoio de DEM a Alckmin pode garantir espaço de Lázaro na chapa de José Ronaldo


Apoio de DEM a Alckmin pode garantir espaço de Lázaro na chapa de José Ronaldo
Foto: Agência Brasil



A articulação em torno da decisão do DEM no plano federal pode impactar diretamente na formação da chapa de José Ronaldo (DEM) para as eleições de 2018. O eventual apoio do partido a Geraldo Alckmin (PSDB) aumenta o poder de negociação da legenda para que Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) não tenha como vetar a candidatura de Irmão Lázaro (PSC) ao Senado.
Atualmente, Alckmin e Ciro Gomes (PDT) são as duas opções nas conversas do chamado centrão no plano federal, formado por DEM, PP, PRB e SD – e que pode ter o acréscimo do PR, caso Valdemar da Costa Neto opte por levar os republicanos para as próximas rodadas de tratativas. Caso esse agrupamento partidário marche com Alckmin, uma das demandas seria reduzir a resistência de Jutahy Jr. a Lázaro, já que o diretório nacional tucano teria influência direta sobre o deputado federal baiano.
Outro viés analisado é a ida do bloco para apoiar a candidatura de Ciro. Caso o pedetista seja a opção de DEM e aliados, Jutahy Jr. tende a ganhar a queda de braço e vetar Lázaro na vaga de senador ao seu lado. Como democratas e tucanos selaram uma aliança na Bahia, uma das concessões ao PSDB para garantir espaço de palanque a Ciro seria exatamente a ausência do social-cristão na disputa, como exige Jutahy.
De acordo com interlocutores que acompanham de perto as negociações, a expectativa é que as conversas que acontecem na quinta (19) e sexta-feira (20) sejam decisivas. Todavia, não é descartada a hipótese de uma decisão final só ser divulgada na próxima semana, após o início do período de convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário