Câmara de Ibicaraí realiza sessão solene em homenagem às mulheres - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 10 de março de 2015

Câmara de Ibicaraí realiza sessão solene em homenagem às mulheres

Na última segunda-feira (08), a Câmara de Vereadores de Ibicaraí, realizou uma sessão marcada por homenagens e discurso de reconhecimento ao importante papel da mulher na sociedade, e também homenagear o Lions Clube de Ibicaraí, em comemoração ao seu dia e reconhecimento a todo trabalho social desenvolvido junto a comunidade deste município.


A psicólogo Drª. Karla Duarte Santos.

A sessão foi para comemorar o dia internacional da mulher (comemorado dia 08 de março), proposta pela vereadora Babi Oliveira, juntamente com o vereador Valter da Farmácia e na oportunidade mulheres ibicaraienses foram homenageadas com um certificado com o título “Mulher do Ano”, idealizado pelo presidente da Câmara Jesseone Santos Carvalho, mais conhecido como Ceone e aprovado por unanimidade.
O plenário do legislativo municipal lotado.
Com plenário lotado, autoridades civis, estudantes, funcionários públicos, empresários, trabalhadores de diversas categorias, produtoras rurais, representantes de entidades e associações e profissionais liberais prestigiaram o evento. Após dar inicio da sessão, o Vereador Osaná Crisóstomo leu um texto bíblico, em seguida, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a memória do servidor público, Paulo Afonso de Oliveira, carinhosamente conhecido como Paulo Dendê, para então, iniciarem oficialmente os trabalhos.
João Sicupira, recebe o certificado em 
homenagem ao Dia Municipal do Lions Clube. 
Professora Têu, recebe o certificado em
Ceone, agradeceu a gentileza da senhora Nivaldo Oliveira Barbosa, ex-vereadora e a única mulher presidenta daquela casa de Leis, a ex-vereadora Maria Angélica de Oliveira Nogueira, o Mestre de Obras senhor João Sicupira (ex-presidente do Lions Clube), e a psicólogo Drª. Karla Duarte Santos, em comparecerem sessão e convidou para comporem a mesa. Ceone, também cumprimentou a imprensa, a comunidade local, autoridades presentes e agradeceu as presenças das mulheres ibicaraienses que participaram em grande número da sessão solene. homenagem aos 40 anos de serviço prestados. 
"Portanto, a Sessão Solene encaminhada aqui propõe-se a ser entendida como um espaço para a reflexão e para ampliar a luta das mulheres por mais políticas públicas e por ampliação da sua inserção na nossa sociedade já que foi através da luta que a data passou para o calendário mundial. "Falou a psicólogo. Após sua palestra, Drª Karla foi aplaudida de pé pelo público que estava na assistência da Câmara. A palestrante da noite também recebeu flores das mãos do presidente da Câmara e um certificado com o título “Mulher do Ano”. A psicólogo Drª Karla deu inicio a palestra citando um fato histórico mundial que lembrava as mulheres que morreram numa fábrica em 1857 nos Estados Unidos que lutavam por melhores condições de trabalho, e que foram massacradas e queimadas. Logo após, homenageou várias mulheres ibicaraiense e contextualizou a luta histórica das mulheres na busca pela igualdade, a mulher no mercado de trabalho, os índices e os tipos de violência contra as mulheres. Vereadora Babi Oliveira discursando. Todos os vereadores presentes usaram a Tribuna da Casa para parabenizar o Dia Internacional da Mulher, falaram dos preconceitos ainda existentes, das conquistas, das dificuldades e da pouca participação das mulheres no cenário político local. Ceone entregado os certificados as exs-vereadoras Maria Angélica e Nivaldo Caxigó. 
Por fim, antes de declarar encerrada a segunda sessão da Câmara do ano de 2015, o Presidente avisou a todos os vereadores que na próxima segunda-feira (16), terá sessão ordinária normalmente, onde serão escolhido os membros das comissões para o biênio 20015/2016. “Esta conquista confirmar a capacidade da mulher em desenvolver funções e a afirmar o espaço que antes lhe foi negado, o dia 8 de março deixa de ser um dia qualquer, para tornar-se um marco, não só apenas para comemorar e, sim, discutir o real papel da mulher na sociedade”. Comemorou a vereadora Babi Oliveira. 
Encerrando a sessão, o vereador e presidente do legislativo ibicaraiense, prestou tributo primeiramente à sua mãe, em seguida discursou citando os nomes de várias mulheres que marcaram e marcam a história de Ibicaraí e da humanidade, finalizando seu pronunciamento com os seguintes dizeres: “- Cada uma de vocês mulheres com seu talento, com sua habilidade e seu ideal, faço uso desta homenagem, defendendo os valores de vocês, defendendo nossa terra”. “Que cada uma possa ser parte da história, não meramente, mas humildemente servindo a cada momento ao que lhe couber”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário