Cientistas descobrem três novos planetas fora do Sistema Solar - Bahia Expresso

Últimas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Cientistas descobrem três novos planetas fora do Sistema Solar

Foto: Reprodução
Três novos planetas situados fora do Sistema Solar foram descobertos por cientistas norte-americanos, a partir de dados obtidos pelo telescópio espacial Kepler, da Nasa. Um deles está na chamada "zona habitável" de sua estrela, isto é, uma distância que permitiria a existência de água líquida em suas superfícies - condição indispensável para a potencial existência de vida, de acordo com os astrônomos. Na primeira semana de janeiro, outro grupo dos Estados Unidos anunciou a descoberta de outros oito planetas na zona habitável de suas estrelas, com distâncias da Terra variando entre 475 e 1100 anos-luz. Além deles, os dados do Kepler já levaram à descoberta de mais de mil planetas. A nova descoberta, no entanto, é considerada a mais promissora até agora na busca de planetas semelhantes à Terra. Os três novos planetas estão na órbita da estrela EPIC 201367065, que fica a cerca de 150 anos-luz da Terra. De acordo com os autores do estudo, essa distância - considerada pequena em escala astronômica - permitirá pela primeira vez o estudo de um planeta da zona habitável com os instrumentos e tecnologias atuais. As dimensões dos novos planetas são 110%, 70% e 50% maiores que as da Terra. O menor deles, o que tem a órbita mais distante de sua estrela, recebe níveis de radiação luminosa semelhante à que a Terra recebe do Sol, de acordo com Erik Petigura, um estudante de pós-graduação da Universidade da Califórnia em Berkeley. O próximo passo será estudar as atmosferas do novo planeta com o telescópio Hubble e outros observatórios, para descobrir quais elementos existem em sua atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.