389 anos depois os holandeses voltam a invadir a Bahia e Salvador fica laranja - Bahia Expresso

Últimas

sábado, 14 de junho de 2014

389 anos depois os holandeses voltam a invadir a Bahia e Salvador fica laranja

Foto: Romildo de Jesus
Agora, os holandeses estão armados de máquinas fotográficas
Agora, os holandeses estão armados de máquinas fotográficas
A primeira invasão aconteceu no dia 9 de maio de 1624, quando cerca de 3.400 holandeses, comandados Jacob Willekens, aportaram no Farol da Barra.
Eles atacaram a Ponta do Padrão, que foi atingida por balas de canhão, e renderam o governador-geral, D. Diogo Mendonça Furtado, preso na chamada Casa dos Governadores.
Invasão holandesa
A primeira invasão holandesa a Salvador


Só um ano depois, em 27 de março de 1625, Salvador foi retomada, por uma esquadra de mais de 50 navios espanhóis e portugueses comandada pelo almirante espanhol Fadrique de Toledo y Osorio.
A batalha durou mais de 40 dias e a Bahia centralizou a luta pela expulsão dos holandeses, que chegaram a ocupar Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.
389 anos depois, os holandeses estão de volta, mas agora para celebrar, e armados com máquinas fotográficas efilmadoras.
Salvador está laranja. A torcida espera o jogo entre Espanha x Holanda, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, abrindo o Grupo B, que também inclui Chile e Austrália.

No Pelourinho

O palco montado pela Bahiatursa, no Terreiro de Jesus, se transformou em cenário de festa para três mil torcedores holandeses que nesta sexta-feira, 13, promoveramm a Orange Square, seguida da Marcha Laranja, saindo do Terreiro de Jesus pelas ruas do Centro Histórico de Salvador, no início da tarde, até a Arena Fonte Nova, retornando após o jogo.
“Vai ser um jogo difícil, mas vamos ganhar. Temos que nos vingar da derrota de quatro anos atrás”, desabafou a turistaholandesa Hanne Bovens, que irá acompanhar os jogos da Holanda pelo Brasil.
Já Wesley Rykhoer só prestigiará o time na primeira partida. “Tenho que voltar para a Holanda, mas vou para a Arena Fonte Nova ver meu time vencer a Espanha por 1 a 0”, diz Wesley.
O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, disse que a alegria e animação dos holandeses é contagiante. Para ele, "é interessante ver a integração dos turistas holandeses com a baianidade, através da roda de capoeira e das baianas".
Veja a segunda invasão holandesa
Holandeses em Salvador
Holandeses em Salvador
Holandeses em Salvador
Holandeses em Salvador
Holandeses em Salvador
Holandeses em Salvador
Holandeses em Salvador
Holandeses em Salvador
Fotos: Romildo de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.