Após apelo via celular, idoso de 83 anos é transferido de hospital na BA - Bahia Expresso

Últimas


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Após apelo via celular, idoso de 83 anos é transferido de hospital na BA

Domingos Costa pede ajuda via celular (Foto: Imagens / Tv Bahia)
Domingos Costa pede ajuda via celular
(Foto: Imagens / Tv Bahia)
Apelo
Após gravar no celular, do leito do hospital, vídeo com pedido por ajuda, o mestre de obras aposentado Domingos Costa, de 83 anos, conseguiu ser transferido, na tarde desta quinta-feira (3), para o Hospital Ana Nery, na Caixa D'Água, em Salvador.
O idoso estava internado há sete meses no Hospital Eládio Lasserre, no bairro de Cajazeiras, após derrame cerebral. Há um mês, ele aguardava a transferência para uma unidade de saúde em que pudesse ser submetido a uma cirurgia no coração.
A esposa Shirley Varão contou, animada, como recebeu a notícia da transferência. "Eu que contei para ele. 'Véio, saiu a regulação! Tudo que a gente queria está acontecendo' e aí ele chorou. 'Não precisa chorar, a gente tem que sorrir agora'", disse.
A médica que acompanha o aposentado no Hospital Ana Nery preferiu não gravar entrevista, mas explicou que ele tem entupimento na carótida, artéria que bombeia o sangue do coração para o cérebro. Ele esta sendo avaliado pelos médicos. A data da cirurgia será decidida até a sexta-feira (5).
O apelo foi via celular. "Eu preciso de ajuda", disse Domingos Costa. A esposa dele contou que dorme em duas cadeiras que ficam ao lado da cama desde o mês de setembro. "É desesperador. Tem dias que eu me coloco para ser forte, falo 'hoje eu não vou chorar', mas é raro o dia em que não choro só de olhar. A vida da gente está parada. Ele está internado e eu estou junto com ele", lamentou a costureira.
O promotor público Rogério Queiroz disse que pacientes idosos do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de cirurgia têm prioridade garantida tanto pelo Estatuto do Idoso quanto pela legislação estadual. A família que se sentir prejudicada no atendimento deve recorrer ao Ministério Público da Bahia levando cartão do SUS e documento de identificação do paciente idoso, além do relatório médico para que as providências sejam tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.