Deputado Rosemberg promove sessão comemorativa pelos 30 anos da CUT, dia 14, 9h, na ALBa - Bahia Expresso

Últimas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Deputado Rosemberg promove sessão comemorativa pelos 30 anos da CUT, dia 14, 9h, na ALBa

Na quinta-feira, 14 de novembro, será realizada Sessão Especial em Comemoração aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A atividade proposta pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT-BA) está marcada para as 9h, no Plenário da Alba. A Sessão comemorativa conta com a presença de dirigentes nacionais e estaduais da CUT. 
Líder do PT na ALBa, o deputado Rosemberg Pinto salienta que a CUT tem uma enorme importância histórica para o país e que completar 30 anos é um momento de celebração dos avanços conquistados pelos trabalhadores no país. Já o presidente da CUT-BA, Cedro Silva, faz um chamado para que as lideranças e militantes da CUT prestigiem a atividade, quando será realizada homenagem aos ex-presidentes da Central no estado. 
A Sessão conta ainda com apresentações especiais do Ilê Aiyê, Juliana Ribeiro, e das Sambadeiras de Feira de Santana.

Histórico CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.
Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos se misturaram com a representação sindical na Bahia e no Brasil. Nascida para dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, seja no setor público ou privado a CUT faz parte da vida dos baianos, sempre na defesa das melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
A CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica do país e se consolidou como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3.438 entidades filiadas, 7.464.846 trabalhadoras e trabalhadores associados e 22.034.145 trabalhadoras e trabalhadores na base.
Desde sua fundação, a CUT tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial. Os avanços obtidos na proposta de um Sistema Democrático de Relações de Trabalho e a eleição de um operário à presidência da República em 2002, são fortes exemplos dessas mudanças e resultados diretos das ações da CUT em sua luta incansável pela garantia e ampliação de direitos da classe trabalhadora.

De 1964 a 1985 perdurava no Brasil o regime militar, caracterizado pela falta de democracia, supressão dos direitos constitucionais, perseguição política, repressão, censura e tortura. Porém, no final da década de 1970 e meados dos anos 1980 inicia-se no país um amplo processo de reestruturação da sociedade. Este período registra, ao mesmo tempo, o enfraquecimento da ditadura e a reorganização de inúmeros setores da sociedade civil, que voltam aos poucos a se expressar e a se manifestar publicamente, dando início ao processo de redemocratização. Neste cenário nasce a Central Única dos Trabalhadores – instrumento de luta e construção da democracia brasileira.
Naquele momento de profundas transformações políticas, econômicas e culturais, protagonizadas essencialmente pelos movimentos sociais, surge o chamado “novo sindicalismo”, a partir da retomada do processo de mobilização da classe trabalhadora. Estas lutas, lideradas pelas direções sindicais contrárias ao sindicalismo oficial corporativo, há muito estagnado, deram origem à Central Única dos Trabalhadores, resultado da luta de décadas de trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade pela criação de uma entidade única que os representasse.
O nascimento da CUT como organização sindical brasileira representa mais do que um instrumento de luta e de representação real da classe trabalhadora, um desafio que daria um caráter permanente à presença organizada de trabalhadores e trabalhadoras na política nacional.


Juliana Wândega
Assessora de Comunicação
Deputado Rosemberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.