Do blog Voz da Bahia
Para a autora Jessica Winter, o Instagram é a rede social mais deprimente. Em artigo publicado na revista Slate,
dos EUA, ela expões seus argumentos em colaboração com uma pesquisa da
Universidade de Humboldt, de Berlim, que estuda a relação do Facebook e a
inveja. A primeira razão pela qual acredita que o Instagram é tão
deprimente é que ele causa inveja. Jessica diz que as pessoas sentem-se
deprimidas e insatisfeitas com a própria vida ao olhar fotos de outras
pessoas, sejam amigos ou mero conhecidos. Pois, na maioria das vezes,
estas fotos ilustram, mostram e revelam momentos maravilhosos. Ao
percorrer centenas de fotos de outras pessoas - incluindo estranhos -
curtindo e comentando as imagens e buscando gostos e aprovação de seus
pares, e anunciando a milhões de pessoas o quão maravilhosa são as suas
vidas. Segundo ela, as fotos são a maneira mais fácil para as se
mostrarem porque eles fornecem um instantâneo isolado no tempo.
No
mesmo artigo, ela cita o trabalho da pesquisadora Hanna Krasnova, da
Universidade de Humboldt, em Berlim para reforçar o caráter invejoso e
deprimente do Instagram. "Você tem sinais mais explícitos e implícitos
de pessoa ser feliz, rica e bem-sucedida ao ver uma foto do que a partir
de uma atualização de status. "A foto pode provocar uma comparação
social imediata, e que pode desencadear sentimentos de inferioridade.
Você não inveja uma notícia, diz Hanna". A pesquisa de Krasnova levou-a a
definir o que ela chama de "espiral da inveja", muito peculiar nas
mídias sociais. "Se você ver belas fotos do seu amigo no Instagram", diz
ela, "uma maneira de compensar é a autopromoção, mesmo com as melhores
fotos e, em seguida, o seu amigo vê as suas fotos e posta fotos melhores
ainda, e assim por diante. O Instagram, como é baseado em imagem, cria
uma campo de distorção da realidade. Pois, cada vez que você percorre
mais imagens de refeições, eventos, pôr-do-sol, animais, cenários
deslumbrantes, você evita se expor, publicar algo que não esteja
inserido neste contexto. Os espectadores também não sabem o que está
acontecendo ao redor da imagem. Por exemplo, um casal em férias podem
estar postando belas imagens, enquanto discutem o tempo todo. Winter
acredita que isso dá uma visão distorcida da pessoa que publica a
fotografia, o que distorce a opinião da vidas dos usuários. Isso leva as
pessoas a pensar que as suas vidas são infelizes e aí vem a
depressão. As informações são do Daily Mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.