Itajuípe: O prefeito informa sobre as ultimas ações tomadas pelo município para amenizar os impactos das chuvas para a população. - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Itajuípe: O prefeito informa sobre as ultimas ações tomadas pelo município para amenizar os impactos das chuvas para a população.




Em live realizada pelo Facebook e Instagram, nesta segunda-feira, 03, o Prefeito Marcone Amaral respondeu perguntas e realizou orientações à população sobre as ações e ajudas para os afetados pelas chuvas. Além das informações, o prefeito falou sobre os planos de recuperação para o município e para a população, amplamente afetada em todas as áreas do município.
Uma das principais ações em realização até o momento é a distribuição de alimentos. Nos primeiros dias, foram distribuídas mais de 70 mil refeições prontas, entregues nos pontos de alojamento e nas comunidades, para as pessoas que permaneceram em suas casas. Após o recuo das águas, Marcone destacou a distribuição de mais de 5 mil cestas básicas para a população que retornou às suas casas e que tinham condições de produzir alimentos. As ações ainda continuam levando alimento para mais comunidades que ainda não foram atendidas.
O prefeito destacou a limpeza das ruas e bairros afetados, com a constante retirada de móveis e entulhos descartados pela população. Além desta ação, o prefeito informou que também será planejada a limpeza com carros pipas para a retirada da lama das ruas. Falando sobre estrutura, Marcone destacou a elaboração de um plano de infraestrutura para recuperação do município em suas áreas mais afetadas, como ruas que foram arrastadas, estruturas destruídas e recuperação de praças.
Também foi orientado ao público, que a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza o cadastro das famílias atingidas pela enchente. Este cadastro será parte de uma ação junto ao governo do estado para envio de recurso específico ao município, uma ajuda para que as pessoas possam reconstruir ou recuperar o que foi perdido. Outro cadastro realizado no município é dos comerciantes e empreendedores afetados pelas chuvas, uma parceria com a Desenbahia e a Prefeitura Municipal, através da Sala do Empreendedor e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O prefeito destacou também o grande número de desalojados em Itajuípe, cerca de 10 mil pessoas, que vão precisar de atendimento social e humanitário. De acordo com a Unicef Brasil, que realizou visita ao município nesta segunda, Itajuípe foi um dos municípios mais afetados na questão humanitária e que necessitará de muita ajuda para sua recuperação. Até o momento, foram identificadas cerca de 4 mil casas abaladas pela força das águas ou parcialmente destruídas.
Para o Prefeito “São muitos os desafios que enfrentaremos. Mas as nossas ações estão focadas na recuperação de nossa cidade, de sua estrutura e, principalmente, na ajuda humanitária à nossa comunidade em todas as áreas da sede e dos nossos distritos. Estamos empenhados para que nada possa faltar e que possamos amenizar o mais rápido possível o sofrimento da nossa população”, declarou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário