Ibicarai: Entrevista com o vereador e líder do governo Jonathas Soares - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Ibicarai: Entrevista com o vereador e líder do governo Jonathas Soares



Bahia Expresso: Quem é Jonathas Soares ?


Jonathas Soares: Um jovem com 25 anos, casado com Vanessa Soares, aguardando o seu primeiro filho, evangélico e atualmente no primeiro mandato como Vereador da cidade de Ibicaraí.

Como foi a sua relação com a comunidade no seu primeiro ano de mandato ?


Eu sempre digo por onde passo que o Vereador é o “parachoque” das demandas da comunidade, afinal ele é a autoridade mais próxima da população e por isso precisa estar sempre atento a essas demandas que diante de cenários tão difíceis que vivemos nesse ano, com pandemia, inflação, desemprego só aumentam a nossa responsabilidade de estar mais próximos dessa comunidade que nos confiou a oportunidade de representá-los por 4 anos.

O que está no caminho certo e o que precisa mudar em Ibicaraí ?

Nós estamos no primeiro ano de um governo, o que representa ser o “tempo da arrumação da casa”, e mesmo nesse tempo tivemos grandes avanços esperados por anos, como por exemplo a entrega da base do SAMU, o fim do lixão, a entrega do mercado de carnes e o retorno dos exames laboratoriais e de Raio X no hospital. Isso mostra que estamos no caminho certo. Contudo, temos muito trabalho pela frente. Uma extensa zona rural com mais de 200 km de estradas vicinais que não conseguimos atender a metade ainda por conta das nossas máquinas super sucateadas, um clamor pela geração de emprego e renda que é nossa prioridade nesse mandato e talvez o mais comentado nos últimos dias que é o grande desafio de dar manutenção e sanar todos os problemas no tratamento e abastecimento da água que tem uma tubulação com mais 50 anos. Posso finalizar essa reposta dizendo que são muitos desafios e que Ibicaraí será uma cidade muito melhor vivendo parte dessa verdadeira transformação ao final do nosso mandato.

Quais projetos de importância de sua autoria foram aprovados no executivo ibicaraiense , para o senhor qual foi de mais importância, pode citar- lo ?


Igor, essa é uma das maiores alegrias que tenho nesse primeiro ano de mandato. Fui o vereador que mais apresentou projetos de lei no ano de 2021. Conseguimos com os meus nobres colegas vereadores aprovar e ver sancionado pela prefeita os projetos da Compra Local, Atividades religiosas como essencial, Criação do Fundo Municipal de Economia Solidária e o Projeto de Resolução Criando a importante Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Eu sou um grande defensor do desenvolvimento rural e acredito que com ele conseguiremos o fortalecimento da nossa economia municipal, por isso, ressalto o projeto da compra local.

Passamos o ano discutindo com o nosso Governo e estou muito confiante que entraremos em 2022 executando essa lei que colocará Ibicaraí como “CIDADE MODELO” para a nossa região no desenvolvimento rural.

Qual sua experiência que está obtendo sendo lider de governo na gestão Dra. Monalisa Tavares ?


Para minha trajetória política, uma grande realização. Tão jovem, no primeiro ano do primeiro mandato, assumir um desafio tão complexo de liderar líderes que chegam ao Parlamento Municipal trazendo a confiança de centenas de eleitores que acreditam na mudança da nossa cidade, é algo fantástico. Sim, fantástico e de uma responsabilidade gigantesca, porém quando lembro que estou representando na Câmara um Governo liderado por alguém apaixonada por Ibicaraí, sensível, humana, leal e de palavra que é a nossa prefeita, Drª Monalisa, isso traz uma tranquilidade e recarrega as nossas energias para continuar sendo um dos tantos protagonistas que lutam pela união do Parlamento, Governo e Sociedade Civil por uma Ibicaraí muito melhor.


Sabemos que muitas vezes os políticos não votam exatamente de acordo com seus desejos, mas sim seguindo orientações do seu partido, existiu essa situação em 2021 ? Caso essa situação surja em 2022 , como você pretende lidar com essa questão?

Olha, Igor, apesar de ser jovem, já tive a oportunidade de trabalhar em cargos estratégicos que me aproximaram da realidade de um legislador mesmo antes de exercer o mandato. Inclusive um deles foi como Assessor Especial da Presidência da Câmara (2015-2016). Claro que a responsabilidade e cuidado na tomada de decisões estando no mandato é muito maior, mas é impossível não lembrar da importante contribuição para o meu amadurecimento político que essas oportunidades me deram. Em relação as orientações do meu partido, o AVANTE, nas minhas decisões, eu posso te dizer que tenho uma excelente relação tanto com o presidente municipal, Givanilson (Van), que atua na direção do partido dando tranquilidade ao parlamentar de tomar as decisões, tanto com o líder do AVANTE na Câmara, o nobre colega Aroldão, que é um grande vereador e sempre presente nos grandes avanços que a Câmara proporcionou a nossa cidade durante o ano de 2021 e não tenho dúvidas que trabalharemos para manter essa relação harmoniosa no ano de 2022.

Faça um balanço dos 12 meses da atuação do Legislativo ibicarainse ?

A atual legislatura já vem fazendo história. Talvez aqueles que criticam a atuação do conjunto dos vereadores na nossa cidade não participaram de forma próxima das atividades parlamentares no ano que se finda, pois te asseguro que fizemos mais de 100 indicações, aprovamos quase 30 projetos de lei muitos deles sendo de autoria de vereador e pouquíssimos desses projetos foram nomeando ruas, mas projetos que melhoram a vida do povo ibicaraiense. Devemos contar ainda com a participação ativa de toda a Câmara nos debates mais importantes de problemas crônicos na cidade que foi encontrada em janeiro com números e deficiências surreais e que aos poucos, não de vez porque é impossível, com muito trabalho, vai se tornando na cidade que tanto queremos viver.

Existem obras de sua autoria conquistadas para o município através de deputados, quais ?

Sim, com certeza. Nós acreditamos que o papel do parlamentar não é só apontar as deficiências e problemas no município, mas encontrar também as soluções para esses problemas. E o nosso mandato conta com parceiros importantes, como o Deputado Federal Alex Santana que já destinou nos seus três anos de mandato para Ibicaraí 2,4 milhões, sendo 2 milhões para a saúde e 400 mil para pavimentação de ruas no Cajueiro Velho que estão em processo de licitação e com fé em Deus no início do ano quem vem executaremos a obra. Não para por aí, o deputado Alex também já sinalizou que indicará uma outra emenda também de pavimentação agora para o Cajueiro Novo que deverá entrar no Orçamento do Governo Federal agora em 2022.

Quais projetos que o senhor pretende por em pratica em 2022 ?

2022 virá com muitos desafios, incluindo fazer chegar a ponta os projetos que discutimos e aprovamos no ano de 2021, a exemplo o Compra Local. A nossa prioridade será iniciar as discussões do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, concluir a Reforma Tributária e aprovar o projeto nomeando as ruas do bairro Delfino Guedes, que é um clamor dos moradores daquele bairro, fazendo com quê melhorias possam chegar aos moradores e, claro, ver as ruas do meu querido Cajueiro sendo pavimentadas.


Deixe suas considerações finais.

Agradecer a oportunidade de participar de uma entrevista contigo e dizer que vamos trabalhar muito juntos para entregarmos ao final do nosso mandato uma Ibicaraí muito melhor.
Desejo um Ano de 2022 cheio de grandes conquistas e realizações para todos!


Forte abraço!




Um comentário: