Prefeitura começa processo de limpeza e recebe ajuda da Cibra Mineração com máquinas e mão de obra - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Prefeitura começa processo de limpeza e recebe ajuda da Cibra Mineração com máquinas e mão de obra






Depois de dias seguidos de intensas chuvas torrenciais no município de Ibicaraí, o tempo finalmente melhorou, as águas do Rio Salgado baixaram deixando um rastro de destruição e um saldo negativo, de dor e desolação para a cidade e principalmente para a população ribeirinha, que na sua grande maioria perdeu tudo.
A enchente (que para muitos foi a maior da história da cidade) deixou toneladas de entulhos, destroços, restos de móveis destruídos e escombros de moradias por toda a faixa que segue o rio do município.
A água deixou um rastro de destruição no distrito da Salomeia, passando pelo bairro do Luxo (Caxingó), as ruas Paraguaçu e Rua 7 e algumas transversais, Ruinha e bairro Duque de Caxias até as casinhas do Raimundo Esteves, onde as águas arrancaram a ponte. Os distritos Emílio Izabel, Cajueiro Novo e Cajueiro Velho também provaram o amargo gosto da destruição.
A prefeitura, através da sua secretaria municipal de Infraestrutura e equipe de garis, começou o trabalho de remoção de todo o entulho espalhado pela cidade, deixado pelas águas e tem contado com o apoio da Cibra Mineradora (empresa que acabou de chegar ao município), com equipamentos e homens que estão ajudando na remoção de entulhos e recuperação de estradas. A empresa está contratando temporariamente, em caráter de urgência, profissionais da área de construção civil para ajudar no processo de recuperação de moradias e equipamentos públicos.
A prefeita Monalisa Tavares, em entrevista na rádio Palestina FM, agradeceu muito a ajuda que tem recebido de todos, pediu união, deixando claro que esse não é momento de fazer politicagem e sim de ajudar quem foi diretamente atingido pelas chuvas. Monalisa lembrou que parte da cidade foi destruída pelas águas, mas ela e sua equipe tem trabalhado dia e noite e que não faltará vontade e fé em Deus para reerguer o que foi destruído. “Esse primeiro momento é de cuidar e proteger quem foi atingido pelas águas. Estamos cadastrando todos os atingidos e iniciamos o processo de limpeza de todo o estrago. Decretamos estado de calamidade pública e recebemos a visita do Ministro da Cidadania, João Roma, que prometeu nos ajudar. Estou em contato direto com o Governo do Estado e o governador também se comprometeu em ajudar Ibicaraí. Deus me deu essa missão e enquanto eu tiver forças eu vou lutar para reerguer a nossa cidade”, disse, extremamente emocionada, a prefeita.













Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário