IBICARAÍ- Colégio Estadual do Cajueiro realiza Primeira Mostra Cultural Cultura Nordestina - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

IBICARAÍ- Colégio Estadual do Cajueiro realiza Primeira Mostra Cultural Cultura Nordestina




Na manhã desta quarta-feira( 07), o Colégio Estadual do Cajueiro Velho realizou a Primeira Mostra Cultural Cultura Nordestina- e o evento foi o maior sucesso- sendo considerado por alguns convidados a maior manifestação cultural realizada por estudantes na comunidade.
Foram abordados temas de valorização à cultura local, como pintura e música, e de incentivo à cultura nordestina, em que nomes como Elba Ramalho, Alcione, Jorge Amado, Romero Birito, Lázaro Ramos, Patativa do Assaré, Renato Aragão, Luiz Gonzaga, Whinderson Nunes, etc., foram homenageados.
Os estudantes tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos- que foi o caso do adolescente e sanfoneiro Ruan- que tocou o tradicional forró pé de serra acompanhado do pai e do avô, os quais compõem uma pequena banda de forró na comunidade. "Meu sonho é ter uma sanfona nova e poder ensinar outras pessoas a tocarem também, disse.
Para o senhor Euclides, avô de Ruan, a música é uma fonte de riqueza. Segundo ele, eventos assim ( mostra cultural) podem revelar talentos e fazer muita gente sair do anonimato. "Eu vejo na música e no futebol a oportunidade de muita gente adquirir riquezas, mas é preciso surgir alguma oportunidade. Eu fico feliz demais ao ver um evento tão importante na comunidade", relatou Euclides, idealizador do forró pé de serra no Cajueiro.
Se depender de mais novidades...um talento local especial, o estudante Pedro Nascimento, mostrou que a vida realmente imita arte ( ou o contrário), pois, juntamente com a professora Maria Rita, produziu uma das garrafas mais desejadas da exposição cultural.
Após o resultado positivo do evento, o diretor do Colégio Estadual do Cajueiro, Fabrizio Miranda, disse que não conteve a emoção ao ver o quanto os Cajueiros ( Velho e Novo) são ricos em diversidades. O evento de hoje, na visão de Fabrízio, foi uma demonstração de que a escola é capaz de fortalecer a cultura local e incentivar os alunos a conhecerem melhor o nosso país e, principalmente, a força cultural que há no Nordeste.
Além da comunidade escolar, o evento contou com a presença da secretária de educação do município de Ibicaraí, Miriam Arraes, do assessor da Secretaria de Educação, Hamenz Assis, do assessor especial da prefeita Monalisa Tavares, Arlyson Ramos, do administrador do Cajueiro, Pericles Araujo Cruz Araujo, bem como do músico e compositor Jackson Souza, dos Agentes de Saúde Renilda Silva (que também é artesã) e Alex Lopes- Acs e jornalista.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário