Prefeitura faz levantamento das condições de unidades de saúde de Itabuna - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

sábado, 16 de janeiro de 2021

Prefeitura faz levantamento das condições de unidades de saúde de Itabuna


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo o levantamento das condições de infraestrutura das 33 unidades básicas de saúde e de saúde da família do município, decorridos apenas 15 dias da nova gestão. O trabalho atende a determinação do prefeito Augusto Castro (PSD) que também pediu que os problemas sejam catalogados e registrados.
De acordo com a Diretora do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo tem dado o suporte necessário ao trabalho até que a Prefeitura faça nova licitação para contratação de uma empresa que vai executar as reformas necessárias à recuperação das unidades de saúde para que possam fornecer serviço de qualidade aos usuários.
Quanto à situação da Unidade Básica de Saúde Lavignia Magalhães, no Bairro Conceição, cujo teto ameaçava ruir com as fortes chuvas desta sexta-feira, dia 15, Alessandra Lopes afirma que a situação não difere de outras unidades que apresentam problemas estruturais por má conservação. A informação da Secretaria de Saúde é que a empresa prestadora de serviços de engenharia e manutenção, que havia sido contratada pela gestão anterior, abandonou os serviços e obras em andamento.
A unidade do Bairro Conceição teve problemas de alagamento nesta sexta-feira, dia 15. Por isso, técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo já estiveram no local para avaliar a situação. “Esta é uma solução emergencial, pois, a requalificação dependerá da licitação pra contratação de outra empresa”, explica.
Atualmente, Itabuna tem três unidades de saúde fechadas por falta de condições estruturais para o funcionamento. “A gestão anterior iniciou uma reforma nas unidades dos bairros Santo Antônio, Santa Inês e Vila das Dores (Canecos), mas também foram interrompidas. A determinação do prefeito Augusto Castro é reformar toda a Rede da Atenção Básica, porque Saúde é um dos pilares de sua administração”, disse.




Nenhum comentário:

Postar um comentário