Amurc apoia o I Fórum Territorial Social da Educação Integral no Litoral Sul - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Amurc apoia o I Fórum Territorial Social da Educação Integral no Litoral Sul


A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc, estará participando do I Fórum Territorial Social da Educação Integral, que será promovido pelo Governo do Estado da Bahia, nos dias 25, 26, 27 e 30 de janeiro, no auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O evento foi apresentado nesta segunda-feira, 11, na sede da Amurc, por representantes da Secretaria Estadual de Educação e do Núcleo Territorial de Educação – NTE 5 do Litoral Sul.
O Assessor da SEC, Robson Costa, explicou que o evento tem como tema “Diálogos Intersetoriais e Cidadania, Conhecimento, Transformação e Inovação”, tendo em vista a necessidade das instituições públicas que compõem o Território Litoral Sul em seus diversos segmentos, de ter um espaço de diálogo com setores produtivos. “O objetivo é criar um espaço de reflexões, debates, formulações de propostas, troca de experiências e articulações na proposição da construção e fortalecimento de políticas públicas de formação profissional e acadêmica”.
De acordo com a diretora do Núcleo Territorial de Educação – 5, Rosilene Vila Nova, trata-se da primeira escuta promovida pelo Governo da Bahia, a ser realizada no Litoral Sul, visando entender, “desde o desenvolvimento da educação, enquanto instrumento de formação humana até a demanda dos arranjos produtivos para que a educação se fortaleça com sentido e significado para o Território. A partir daí será possível ter ações afirmativas e propositivas, mudança de olhar, adequação de estratégias”, relatou.
Ainda segundo Vila Nova, a escuta será na perspectiva do novo Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, com o olhar para o novo campus – Anísio Teixeira, ainda em fase de construção em Itabuna, e que vai trazer uma educação tecnológica, profissional, educação básica e integral. “Estamos pleiteando esse diálogo com as pessoas que fazem educação em seus lugares pequenos. Queremos entender melhor, sair dos grandes centros para compreender o Território Litoral Sul”, concluiu.
Durante a reunião, o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, destacou que o fórum será uma grande oportunidade para trabalhar a educação de forma integrada, com a participação dos municípios, o Estado e o envolvimento de instituições parceiras, a exemplo das universidades e Institutos Federais, os consórcios públicos e associações. ¨Esse momento vai dar exatamente uma oportunidade de a gente desenvolver uma política educacional no Estado, com menos distanciamento entre as esferas federativas, permitindo que o aluno comece a ter um olhar de futuro muito mais integrado e participativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário